NEWS
Eleita nova gestão da AMRIGS para o triênio 2026-2029 Escola de Canoas tem oito vagas de trabalho em diferentes áreas O que o comportamento do seu pet pode estar tentando dizer Mercopar 2026 abre inscrições para visitantes e convida a indústria para quatro dias de negócios e inovação Feevale oferece curso de português, realidade brasileira e criatividade para estrangeiros Sebrae RS fortalece pequenos negócios para ocupação do Viaduto Otávio Rocha Pequenos negócios gaúchos mantêm expectativa de crescimento, mas enfrentam desafio de aumentar as vendas Com 100% de energia renovável, Moinhos é o único do Sul a alcançar o topo de avaliação internacional entre 250 hospitais do mundo Universidade Feevale oferece workshop sobre alergias e intolerâncias alimentares Fundatec oferece mais de 60 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,2 mil
Notícias

Sebrae promove oficinas de degustação que destacam identidade da erva-mate do Alto Taquari

Produto é apresentado na Expoagro Afubra

17/03/2026 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae RS Compartilhar:
Sebrae promove oficinas de degustação que destacam identidade da erva-mate do Alto Taquari
Foto: Divulgação

A erva-mate produzida no Alto Taquari será apresentada ao público da Expoagro Afubra por meio de duas oficinas de degustação guiada, promovidas pelo Sebrae em seu estande na feira. A atividade convida os participantes a conhecer aromas, sabores e características da erva-mate da região, além de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no projeto de Indicação Geográfica (IG) da erva-mate do Alto Taquari, coordenado pela Associação de produtores de Erva-Mate do Alto Taquari, a APPEMAT com apoio estratégico do Sebrae.

Durante as oficinas, os participantes serão conduzidos por uma experiência sensorial baseada em um mapa de degustação, desenvolvido a partir de pesquisas realizadas na região. A proposta é semelhante às degustações realizadas com café e vinho, ajudando o público a identificar notas e características presentes na bebida.

Segundo a analista de projetos do Sebrae, Soraia Gerhardt, a atividade integra o trabalho de valorização da erva-mate e do território. "O projeto da Indicação Geográfica da erva-mate do Alto Taquari é um marco para a nossa região. A erva-mate é um símbolo do Rio Grande do Sul e uma atividade econômica muito forte no Alto Taquari, envolvendo diversas famílias e produtores. O Sebrae atua apoiando todo esse processo de organização e desenvolvimento do projeto", explica.

Atualmente, o trabalho envolve sete municípios da região e inclui ações de organização produtiva, manejo, pesquisas e elaboração da documentação necessária para o reconhecimento da IG. A futura Indicação Geográfica deverá ser a primeira do Vale do Taquari e da região do Rio Pardo.

De acordo com Ariana Maia, membro da APPEMAT e especialista envolvida nas pesquisas do projeto, a degustação guiada ajuda a traduzir para o consumidor as características da erva-mate produzida no território.

"Muitas vezes se fala que a erva-mate do Alto Taquari é suave, mas o termo suave está relacionado a intensidade e não atributos de sabor A partir das pesquisas realizadas, conseguimos identificar aromas e sabores diversos, como notas refrescantes, vegetais e doces, que ajudam a comunicar melhor ao consumidor aquilo que ele pode perceber ao consumir a erva-mate da região", destaca.

As oficinas terão vagas limitadas para até 15 participantes por sessão e contarão com ervas produzidas por oito empresas que integram o projeto da Indicação Geográfica, representando produtores e municípios envolvidos na iniciativa.

A atividade integra a programação do estande do Sebrae na Expoagro Afubra, no dia 24/03, as 12h e as 14h, em frente ao palco principal, e busca aproximar o público da identidade e das características da erva-mate produzida no Alto Taquari. 

Veja Também