Os 80 anos da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) foram comemorados em uma memorável noite festiva na última sexta-feira (18/11), em Porto Alegre. Alegria, música, dança e descontração foram a tônica do evento que reuniu os pediatras gaúchos para celebrar a trajetória da entidade, marcada por avanços importantes para a especialidade ao longo de oito décadas.
A presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristina Targa Ferreira, fez uma emocionada saudação aos presentes, lembrando que em 80 anos de existência um número muito grande de profissionais dedicou seu tempo, sua criatividade e seu trabalho para consolidá-la, sempre norteada pelos princípios que motivaram os fundadores, em torno do patrono da ideia, Raul Moreira, de criar um uma entidade que representasse os interesses do pediatra e da pediatria.
- A SPRS é uma associação que tem participado ativamente em intervenções tanto na sociedade, como nas políticas públicas de saúde, sempre buscando a valorização do pediatra e defendendo os direitos das crianças e adolescentes. Nossa entidade é, hoje, a quarta maior sociedade de pediatria do Brasil e tem mais de 80% de seus quase 1.900 associados adimplentes. Temos pediatras sócios oriundos de mais de 140 municípios gaúchos e contamos com 236 residentes em pediatria filiados, cerca de 90% dos médicos que estão fazendo sua residência na especialidade em todo o estado. Isso é motivo de muito orgulho e alegria - salientou Cristina Targa.
A dirigente lembrou, também, que neste ano foram desenvolvidos 37 cursos de reanimação neonatal em diversas cidades do Rio Grande do Sul, treinando mais de 400 alunos, além da atuação destacada da SPRS na defesa profissional e na promoção do Congresso Gaúcho de Pediatria, que reuniu cerca de 1.100 profissionais da área em 2016. Além disso, para 2017 está previsto o desenvolvimento do projeto de interiorização e o congresso Alergoped/Endoped, que abrangerá os três estados do Sul do Brasil.
A presidente da Sociedade de Pediatria aproveitou para apresentar as campanhas de educação à população, que reforçam o vínculo da entidade com a comunidade gaúcha. A SPRS vem investindo nas mídias sociais e nas formas de ensino mais modernas, buscando levar mais conhecimento para todos.
A nova campanha "#Não Seja Um Porre" é voltada aos adolescentes, com linguagem especial para eles e nasceu motivada pelos altos índices de uso de bebidas alcoólicas por crianças e jovens do Rio Grande do Sul, o maior do Brasil.
- É nosso papel, como profissionais, conhecendo os riscos e o tamanho do comprometimento que o alcoolismo pode representar para a vida adulta, alertar os familiares e chamar a atenção dos próprios adolescentes - reforça Cristina Targa.
A iniciativa se soma as campanhas anteriores de prevenção à obesidade infantil e a "Seu Filho é o que Você Come", que obteve grande destaque internacional, sendo publicada em mais de 50 países do mundo. Nestas ações de informação e conscientização do público em geral, a SPRS busca também parcerias para que seja possível dar a devida divulgação.
Finalizando sua fala, Cristina Targa também homenageou presidentes que a antecederam no cargo, como os pediatras Paulo Bersch, Décio Martins Costa, Gentil Bonetti , Antônio Spolidoro, Nilo Galvão, Pedro Celiny Garcia, Jefferson Piva, Paulo Carvalho, Luiz Fernando Loch, Paulo Nader , Ércio Amaro de Oliveira Filho, Mauro Bohrer, José Paulo Ferreira e Patrícia Lago.
Representando a Sociedade Brasileira de Pediatria, o vice-presidente da entidade, Edson Liberal, falou da satisfação em contar com uma filiada da relevância da SPRS. Segundo ele, os 80 anos merecem ser muito celebrados, pois são fruto do trabalho árduo de todos que ajudaram a construir uma história de sucesso e de busca pelo bem-estar social.
- Nossas entidades possuem a missão de melhorar as condições de trabalhos dos colegas pediatras e a assistência das crianças e adolescentes. Trabalhamos em grupo para que esses objetivos sejam plenamente atingidos - falou Edson Liberal.
Coube a Banda Risco,de Porto Alegre, manter a animação da festa, interpretando clássicos nacionais e internacionais dos anos 60, 70, 80 e 90, fazendo com que todos se divertissem muito na comemoração.