.
 
 
Hospital Nossa Senhora das Graças realiza procedimento inédito para tratamento de câncer de próstat
 
Entrevistas
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/02/2011

Hospital Nossa Senhora das Graças realiza procedimento inédito para tratamento de câncer de próstat

Menos invasiva do que técnicas convencionais, a ultra-sonografia de alta frequência e intensidade (HIFU) é indicada para tumores em estágio inicial

O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, realizou pela primeira vez no Brasil o procedimento HIFU, sigla em inglês para ultra-sonografia de alta frequência e intensidade. O primeiro tratamento, realizado dia 19 de janeiro de 2011, foi observado por renomados urologistas de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A tecnologia permite a aplicação de energia acústica (ultrassônica e não a radioativa) na próstata. “O especialista define a área da próstata na qual será aplicada a energia e o tecido doente pode ser, dessa forma, eliminado. Este método é denominado como ablativo, pois retira o tecido”, explica o uro-oncologista Marcelo Bendhack presidente da Associação Latinoamericana de Uro-Oncologia (UROLA) e responsável pela realização do procedimento. O tratamento é realizado, habitualmente, em toda a próstata. "O objetivo é, no momento em que se elimina o tecido, extinguir também a região ou áreas que apresentam tumor maligno”, completa.

Segundo dados do INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e nos Estados Unidos, em 2009, representou 25% do total de casos de câncer. Quando diagnosticado e tratado precocemente, existem boas chances de controle ou cura da doença. O HIFU pode ser utilizado para casos de tumores em estágio inicial (restrito à próstata) ou câncer recidivado após radioterapia e cirurgia. Entretanto, cada caso deve ser analisado individualmente. “Pacientes tratados com HIFU têm menor risco de desenvolver complicações, como disfunção erétil, incontinência e toxicidade retal, se comparados com métodos convencionais (cirurgia ou radioterapia)”, compara.

O procedimento é realizado por uma cânula (transdutor ultrassônico) introduzida pelo reto. Este possui os dois modos de ultrassonografia: o habitual inclusive com Doppler colorido (que permite visualizar e definir a região de tratamento, nos eixos transversal e longitudinal, simultaneamente) e o HIFU (de alta frequência e intensidade), o qual elimina o tecido com precisão milimétrica. O paciente recebe anestesia locoregional (bloqueio) com sedação ou anestesia geral, e fica hospitalizado somente de 12 a 24 horas.

De acordo com o Dr. Bendhack, o HIFU possui resultados bastante otimistas, com base em pesquisas internacionais. "Dos pacientes tratados com uma única sessão de HIFU, 83% estavam livres da doença oito anos após a realização do procedimento”, conta. Outros benefícios são a manutenção da capacidade de ereção em 70% dos casos, incontinência urinária em apenas 2% dos pacientes, possibilidade de repetir o procedimento e complementação com outras terapias, como radioterapia, cirurgia, entre outros, quando necessário.

Dr. Bendhack salienta que, nos estudos iniciais, esse método foi programado para tratar doenças benignas da próstata, mas poderá ter outras indicações. “Com o refinamento da tecnologia e a aquisição de resultados convincentes para o tratamento do câncer, existe a possibilidade de tratar doenças malignas”, comenta.

O HIFU pode também ser indicado e o tratamento acompanhado por médicos de outras equipes ou cidades. “Basta contatar nossa equipe para podermos endossar esta indicação, respeitando os detalhes técnicos. Desejamos que todos possam, dentro dos mais elevados preceitos éticos e de alta qualidade profissional, oferecer tal tecnologia aos seus pacientes”, afirma Dr. Marcelo Bendhack.

Autor: Redação
Fonte: Expressa Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581