.
 
 
Inovação no SUS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/03/2011

Inovação no SUS

Saúde lança nova Carteira da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou na última quarta-feira, 2, um projeto inovador no Sistema Único de Saúde (SUS) de metas de citopatológico e exames de mamografias a serem cumpridas ao longo do ano para as unidades de saúde. A iniciativa foi divulgada no 1º Encontro de Saúde da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março. A coordenadora da área técnica da saúde da mulher da SMS, Luciane Rampanelli Franco, explicou que desta forma será qualificada a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A meta por posto de saúde será calculada pela população e faixa etária preconizado para o exame.

No encontro, também foi apresentada a nova Carteira de Saúde da Mulher. Em formato de bolso, o documento, contém informações sobre câncer de mama, de colo de útero, exames de pré-natal, planejamento familiar, além de um alerta sobre a violência e a saúde da mulher. Luciane explicou que a caderneta é uma demanda antiga dos seviços que tem a função de orientar os pacientes quanto à saúde e periodicidade dos exames de prevenção. Facilita ainda para o profissional de saúde a avaliação do histórico do paciente, principalmente quando ela vai a diferentes locais.

Prevenção 
O rastreamento das doenças, especificamente do câncer de mama, é a principal ação em saúde pública para o controle da doença, por meio do diagnóstico precoce. "A principal arma que temos para isto é a mamografia bilateral que deve ser realizada anualmente por todas mulheres acima de 50 anos e para todas as mulheres em situação de risco acima de 35 anos", destaca Luciane

Em Porto Alegre, as mamografias e os exames citopatológicos são disponibilizadas na Rede Básica de Saúde para todas as mulheres, que devem procurar sua Unidade de Saúde para fazer o exame de mamografia todos os anos. Os índices de cura do câncer de mama podem chegar a 95% quando o diagnóstico for precoce. No caso do exame citopatológico, que previne o câncer de colo do útero (Papanicolau), deve ser feito anualmente pelas mulheres que têm vida sexual ativa. Após dois exames consecutivos normais, pode ser feito a cada três anos.

Em março, as Unidades de Saúde promovem ações voltadas para a prevenção das doenças que atingem as mulheres: coleta do exame citopatológico do câncer de colo do útero, orientações sobre os métodos contraceptivos, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e promoção e prevenção em saúde bucal. Quem quiser participar deverá procurar orientação na unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Autor da Foto: Henrique Souza Lopes/Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581