.
 
 
Riscos da inatividade física
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/07/2011

Riscos da inatividade física

Mulheres que ficam sentadas por longos períodos têm risco duplicado de coágulos de sangue nos pulmões, diz estudo

Mulheres que ficam sentadas por longos períodos todos os dias tem de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver um coágulo de sangue nos pulmões do que mulheres mais ativas. É o que diz um estudo publicado no British Medical Journal, o primeiro a provar que uma vida sedentária aumenta o risco de desenvolver uma embolia pulmonar- causa comum de doenças cardíacas.

Embora o risco seja pequeno, o equivalente a 7 casos a cada 10000 mil pessoas por ano, e apenas ligeiramente superior ao observado nas usuárias de contraceptivos orais ou que viajam longos trechos de avião, a descoberta pode ter maiores implicações na saúde. A embolia pulmonar desenvolve-se quando parte ou a totalidade do coágulo de sangue viaja através da corrente sanguínea das veias das pernas até os pulmões. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, dor no peito e tosse.

Enquanto outros estudos têm explorado a relação entre atividade física e embolia pulmonar, poucos dados estão disponíveis ligando a condição com a inatividade física.

Os pesquisadores estudaram cerca de 70 mil enfermeiras num período de 18 anos que forneciam informações detalhadas sobre seus hábitos de vida através do preenchimento de questionários.

Eles descobriram que o risco de embolia pulmonar é duas vezes maior em mulheres que gastam mais tempo sentadas (mais de 41 horas por semana fora do trabalho) em comparação àquelas que permanecem menos tempo sentadas (menos de 10 horas por semana fora do trabalho).

Os resultados levaram em conta fatores como idade, índice de massa corporal e tabagismo, aumentando a evidência de que a inatividade física é uma das principais causas desta condição. Inclusive, o estudo mostra que o sedentarismo correlacionado à doença cardíaca e hipertensão pode ser um dos mecanismos que associam doença cardiovascular à doença venosa. Os pesquisadores terminam o estudo sugerindo, inclusive, que campanhas de saúde pública deveriam ser veiculadas para que haja redução na incidência da doença.


Fonte: BMJ-British Medical Journal

 


Autor: Maíra Bonilha
Fonte: IdMed

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581