.
 
 
Congresso da Sociedade de Cardiologia do RS
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/05/2009

Congresso da Sociedade de Cardiologia do RS

Em junho, especialistas debatem em Gramado temas atuais na área

"As doenças cardiovasculares afetam pessoas cada vez mais jovens e surgem, em média, 10 anos mais cedo"
 
Na década de 80, os infartos eram raros em pessoas com 50 anos. Hoje, é comum pacientes na faixa dos 40 manifestarem anomalias no coração. Aliadas à vida sedentária e estressante, as principais causas são hipertensão e obesidade.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que aumenta a população de obesos no Brasil. Em 2006, o levantamento apontou um total de 11,4% de pessoas obesas. No ano seguinte, esse percentual subiu para 12,9%. No ano passado, foram registrados 13% de adultos obesos, sendo o índice maior no grupo de mulheres (13,6%) do que no de homens (12,4%). A porção de crianças e adolescentes acima do peso corresponde a 5% . A obesidade na infância é o mais importante fator de risco para doenças cardiovasculares na vida adulta. Cerca de 60% dos adultos obesos foram crianças obesas. A parcela de pequenos hipertensos também fica em 5%, ligando o problema com o aumento de peso. A pressão alta (pressão arterial maior ou igual a 140/90 mmHg) acomete cerca de 26% de adultos e a metade não se trata.
 
 
Os métodos de prevenção de cardiopatias, pesquisas atuais, novidades em tratamentos, medicamentos e tecnologia, além de tendências mundiais na área entram em pauta, de 4 a 6 de junho, em Gramado, no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul - SOCERGS 2009. O encontro gaúcho, considerado o terceiro maior da cardiologia nacional, depois dos congressos das sociedades de São Paulo e da Brasileira, é multidisciplinar. Há sete anos, a entidade do estado promove o intercâmbio de conhecimento e de experiência entre médicos e profissionais de saúde.
 
Enquanto a base dos cardiologistas é no Centro de Eventos do Serrano Resort, a dos demais é no Hotel Serra Azul, onde ocorrem os cinco Simpósios de Especialidades em Cardiologia: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Nutrição.
 
Todas as formas de apresentação dos temas científicos primam pela interatividade. É esperada grande participação do público em sete fóruns: Cardiologia Pediátrica, Cardiogeriatria, Cardiologia do Esporte e do Exercício, Hemodinâmica, Cirurgia Cardiovascular e Ecocardiografia. A experiência no consultório vai contribuir com as discussões nas mesas redondas, como na intitulada “O coração agredido: Tabagismo e coração, Álcool e coração, Cocaína e coração e, ainda, Anabolizantes e coração”. “Prevenção da morte súbita” vai ser investigada no capítulo Revisão Curricular Interativa. Entre outras atividades, serão exibidas e analisadas as conclusões dos recentes encontros internacionais American College of Cardiology, American Heart, European Society Cardiology, EuroPCR e EuroPREVENT. Também fazem parte do programa científico, os simpósios do Grupo de Estudos em Coronariopatias, Emergências Cardiovasculares e Terapia Intensiva (GECETI) e do Departamento de Cardiologia Clínica (DCC), ambos da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
 
Já confirmaram presença no SOCERGS 2009 palestrantes nacionais de grande expressão e os convidados internacionais Dr. Carlos Morillo (Canadá) e Dr. Roberto Battellini (Alemanha).

Os Simpósios das Especialidades em Cardiologia contam, igualmente, com renomados conferencistas e a extensa programação pode ser conferida no site www.congresso.cardiol.br/sbc-rs/2009/simposios.

Congresso SOCERGS 2009 – Sociedade de Cardiologia do Estado do RS
Simpósios de Especialidades em Cardiologia: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Ed. Física e Psicologia
De 4 a 6 de junho
Centro de Convenções do Serrano Resort e Hotel Serra Azul - Gramado
Informações e inscrições: www.cardiors.org.br ou (51) 3061-2957.
 

Autor: Beth Nunes
Fonte: Beth Nunes Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602