.
 
 
Entrevista com Silvana Furlanetto
 
Entrevistas
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/05/2009

Entrevista com Silvana Furlanetto

Conheça mais sobre a prática da Quiropraxia e seus benefícios à saúde

 
A quiropraxia é uma ciência que visa prevenir e tratar males físicos por meio de práticas manuais. Sua relevância tem sido cada vez mais destacada, sendo opção de tratamento para uma série de enfermidades.
           
A Organização Mundial da Saúde define a profissão de Quiropraxista como sendo aquela habilitada à prevenção, diagnóstico e tratamento de males que afligem o sistema neuro-musculo-esquelético. Nesse entendimento, a Associação Brasileira de Quiropraxia acrescenta que são considerados variáveis além das biológicas na abordagem do paciente, como o meio que o circunda, seus hábitos e costumes, etc.
           
A esse respeito, o portal SIS. Saúde realizou uma entrevista com a Dra. Silvana Furlanetto, quiropraxista e gerontóloga. Confira e conheça mais sobre os benefícios dessa atividade:
 
Prezada Silvana, podes nos contar um pouco sobre a história da Quiropraxia? Desde quanto é utilizada com finalidade terapêutica?
Daniel David Palmer, o criador da quiropraxia, cunhou este termo em 1895, a partir dos radicais gregos cheir (mãos), e praxis, (realização, atividade) e de estudos autodidatas. Como assíduo leitor de publicações científicos de sua época, especialmente sobre Anatomia Humana e Fisiologia Humana, tornous-se um expert sobre saúde e medicina de sua época.
Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo, atualmente é uma faculdade conhecida por Palmer Chiropractic College e estabelecida em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América.
 
Em que casos é recomendada a prática desta atividade? Como deve ser realizada a avaliação?
O objetivo principal desse tratamento é restabelecer o equilíbrio do corpo por meio de necessidades imediatas – gerando o alívio da dor e a diminuição do processo inflamatório, não só tratando a causa dos sintomas, mas também enfocando a prevenção, saúde e bem estar.
 
Não importando a idade da pessoa, as vértebras da coluna podem estar desalinhadas ou desviadas, comprimindo assim os nervos, o que causa disfunções e outras implicações sérias à saúde. A conduta clínica se da por meio de uma anamnese (coleta de informações sobre o caso clínico do paciente),  de um exame clínico geral, de uma avaliação ortopédica, além da análise de exames (de imagem e laboratorial) e finalmente o tratamento quiroprático (ajuste articular).
           
O tratamento proporciona um avanço na capacidade funcional, melhora no movimento muscular, redução da dor, flexibilidade articular, melhora postural, maior centro de equilíbrio, e maior firmeza na marcha.
           
São inúmeras as disfunções que podem ser tratadas com a ajuda do quiropraxista, como as dores na coluna vertebral, as alterações de postura, hérnias de disco, o popular bico-de-papagaio, as artroses, além de algias em articulações periféricas tais quais os ombros, cotovelos, punhos, mãos, joelhos, tornozelos e pés. As técnicas de Quiropraxia se mostram eficientes ainda diante das disfunções somatovicerais e em casos de cefaléia tensional, cólicas menstruais, fibromialgias, incontinência urinária, otites e asma, entre tantas outras
           
O tempo de recuperação varia com a condição física, atividades laborais, posturas estáticas, cargas, sono. Na grande maioria dos casos, com quatro sessões o paciente já tem uma resposta significativamente positiva. O retorno às atividades corriqueiras é rápido, não havendo a necessidade de afastamento do trabalho.
 
Existem contra-indicações? Quais?
Não há restrições à Quiropraxia, desde que utilizada corretamente. Todos podem ser tratados, desde recém-nascidos, crianças e gestantes, adultos e idosos. O profissional deve dar maior atenção as patologias tumorais e fraturas. A Quiropraxia previne e trata enfermidades de maneira diferenciada e exclusiva, sempre respeitando os limites individuais.
 
Em termos legais, qual o profissional habilitado para realizar esta atividade?
Ao longo de mais de um século de existência, a Quiropraxia ganhou as suas letras de nobreza, tornando-se a maior profissão de saúde das ciências não médicas no mundo.
 
O currículo universitário é considerado do mais alto nível, com carga horária superior a 4.200 horas. Mesmo sendo criada em 1895 anos, e regulamentada em 87 países e estruturada como profissão independente em todo mundo, a Quiropraxia ainda é pouco difundida no país e busca a regulamentação através do PL 4199/2001, que no momento encontra-se sob os tramites da Câmara dos Deputados em Brasília.
           
No Brasil existem duas faculdades que oferecem o curso de Bacharelado em Quiropraxia dentro dos padrões recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e reconhecidos pelo MEC. Um desses localiza-se no Rio Grande do Sul, na Feevale (em Novo Hamburgo, conveniada a Palmer College of Chiropractic); e outro em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi (conveniada a Western States Criropractic College).
 
Quem deseja buscar um atendimento com este profissional deve executar qual procedimento?
A Quiropraxia é uma profissão de atendimento primário, não necessitando de encaminhamento por outros profissionais da área da saúde. Porém, gostaria de salientar que a utilização de outros métodos terapêuticos concomitantes ao tratamento auxilia e acelera o processo no quadro do paciente.
           
Na data marcada à sua consulta, é recomendado que se use roupas confortáveis e flexíveis, a fim de facilitar no atendimento. Exceto isso, não há um preparo específico anterior a consulta.
 
Quanto às pessoas que porventura desejarem tornarem-se profissionais Quiropraxistas, que dicas você forneceria?
Internacionalmente, a quiropraxia é representada pela WFC (Federação Mundial de Quiropraxia), a qual mantém relações oficiais com a OMS, e que tem a ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) como membro representativo no Brasil. Além disso, em 2008 foi criado o SindiQuiro/RS (Sindicato dos Quiropraxistas do Estado do Rio Grande do Sul), que vem ao encontro aos interesses dos quiropraxistas devidamente graduados, visando o fortalecimento da classe e garantindo a qualidade no atendimento junto a população gaúcha.
 
A dica que daria é que se faz necessário o uso do bom senso para a prática dessa profissão, bem como acerca da necessidade de uma avaliação séria e detalhada de cada paciente. Estudar e atualizar informações corriqueiramente são importantes ao aprimoramento na prática clínica. E o fundamental, manter a ética e o respeito profissional para com os pacientes.
 
Quais são as perspectivas para a Quiropraxia, no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul em especial?
A Quiropraxia avança a olhos vistos. E, isso me torna profundamente orgulhosa, por que mostra o quanto é importante a profissão no auxílio à correção de inúmeras disfunções ortopédicas e clínicas.
           
Ainda apresentamos um restrito número de profissionais qualificados no país e, por esse motivo, ainda não estamos conseguindo atender a massa populacional que carece desse atendimento. Há um grande número de profissionais que suprem à necessidade vigente no Estado do Rio Grande do Sul, todavia.
           
Hoje, um dos problemas enfrentados pela Quiropraxia é a falta de inclusão aos sistemas privados e públicos de saúde (SUS). Essa inclusão torna-se vantajosa diante do imperativo populacional, pois a prática vem mostrando-se eficiente, não somente na diminuição de despesas com medicamentos, internações e cirurgias, mas também pela redução no tempo de afastamento do trabalho, acelerando a recuperação, como indicam inquéritos governamentais em todo mundo.
 

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte:

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581