.
 
 
Estudo mostra impacto que esquizofrenia causa na vida dos responsáveis pelos pacientes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/10/2011

Estudo mostra impacto que esquizofrenia causa na vida dos responsáveis pelos pacientes

Entre as implicações estão o comprometimento da vida pessoal e profissional

Pesquisa do IBOPE Inteligência para o laboratório farmacêutico Janssen-Cilag mostra que as pessoas que cuidam de esquizofrênicos sofreram uma total ruptura com a vida que levavam antes da manifestação da doença no familiar, atualmente sob seus cuidados. Em grau maior ou menor, todos passaram a viver uma situação de grande isolamento social, e até em relação a outras células familiares.

A condição financeira dessas famílias passou por um grande abalo e sofre uma erosão contínua em seu patrimônio. Em quase todos os casos tanto o paciente quanto o cuidador ficaram impedidos de exercer uma atividade remunerada.

Hoje, segundo a pesquisa, esses cuidadores apresentam um grande conhecimento sobre a doença e desenvolveram uma dinâmica muito eficiente no cuidado do paciente, mas declaram ter percorrido um grande caminho entre as primeiras manifestações e o diagnóstico correto. A prescrição da medicação adequada também exigiu um refinamento que em muitos casos demorou anos.

O estudo aponta que pacientes e cuidadores mostram-se adaptados ao tratamento atual, onde percebem estabilidade no quadro da doença. A grande preocupação é evitar a incidência do surto, e para isso estão conscientes de que o uso de medicamento é condição essencial.

Sobre a pesquisa:

Foram utilizadas duas metodologias de coleta não-consecutivas. 

Pesquisa qualitativa: Entrevistas em profundidade, com 12 casos de cuidadores de pacientes esquizofrênicos, no município de São Paulo, selecionados por meio da lista de associados da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre).

Pesquisa quantitativa: Pesquisas telefônicas, com amostra de 60 casos de cuidadores de pacientes esquizofrênicos, selecionados por meio da lista de associados da Abre. Margem de erro amostral de 12,6 pontos percentuais e 95% de índice de confiança (universo desconhecido).


Autor: Imprensa
Fonte: IBOPE

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581