.
 
 
36º CBAC e 9º CBCC
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2009

36º CBAC e 9º CBCC

Pesquisador e médico apresenta seminário “Auto-vacinas contra células tumorais” em Porto Alegre

No dia 15 de junho às 17h30, o pesquisador e médico Fernando Thomé Kreutz, Ph.D. em biotecnologia pela University of Alberta no Canadá, irá apresentar um seminário sobre “Auto-vacinas contra células tumorais” no 36º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC). O evento acontece de 14 a 18 de junho próximo, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). Paralelamente será realizado o 9º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC).

 

Diretor da FK-Biotecnologia, professor da Universidade Luterana do Brasil e pesquisador associado ao Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e do Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fernando Thomé Kreutz trabalha há mais de dez anos em imunoterapia contra o câncer e vai apresentar os novos resultados da pesquisa que vem realizando no 36º CBAC. Dentre os principais tópicos apresentados serão: em quais os tipos de câncer a vacina poderá ser aplicada, como o câncer se desenvolve, como a vacina age e outras.

 

Segundo o pesquisador “Toda droga ou vacina nova deve passar por um estudo muito rigoroso, do ponto de vista ético e científico. Essas drogas são avaliadas em diferentes fases. Fase 1, em que nós avaliamos a toxicidade e a dose a ser administrada. Fase 2 avalia-se a eficácia da vacina e na fase 3 se compara a nova droga ou vacina a outras terapias já disponíveis. Esse processo de avaliação deve demorar três anos, neste caso”, explica Fernando T. Kreutz.

 

Outra questão muito abordada é sobre a influência do sistema nervoso no câncer e o doutor responder: “O que sabemos hoje é que existe uma interação muito grande entre o sistema nervoso central e o sistema imunológico, desta forma acredito que um estado psicológico possa alterar a resposta imunológica. Dados científicos que comprovem essa hipótese ainda precisam ser produzidos. Não acredito, no entanto, que a causa do câncer seja exclusivamente psicológica”, pontua.

 

Congresso

O 36º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas tem como objetivo a capacitação e atualização dos profissionais ligados a área laboratorial como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, médicos patologistas e outros correlatos. Estão previstas para acontecer cerca de 95 palestras, ministradas por especialistas internacionais e nacionais de renome. Os temas do 36º CBAC estão divididos por seis subáreas: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Microbiologia, Gestão Estratégica e da Qualidade, Biologia Molecular, Parasitologia e Especialidades Diversas. Paralelamente aos Congressos, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial.

 

Serviço:

36º CBAC e 9º CBCC

Data: 14 a 18 de junho de 2009

Horário: 09h às 19h

Local: Centro de Eventos FIERGS

Tel: (62) 3214-1005

e-mail: comercial@qeeventos.com.br

site: www.cbac.org.br

 

Sobre o CBAC

Desde 1971, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas realiza o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas com o intuito de aprimorar o conhecimento técnico dos congressistas e apresentar na área de exposição os mais recentes equipamentos, produtos e serviços do setor. Considerado pelos participantes, expositores, conferencistas e o mercado em geral, como o maior e mais importante congresso na área de análises clínicas da América Latina.


Autor: Conecte Comunicação
Fonte: Eliane Tanaka

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581