.
 
 
Dr. Guilherme Quinto responde às duvidas de internautas
 
Entrevistas
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/05/2009

Dr. Guilherme Quinto responde às duvidas de internautas

Como funciona e quais os custos da cirurgia a laser para problemas de visão?

Os erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) podem gerar visão embaçada, dores de cabeça, lacrimejamento, ardor nos olhos entre outras queixas. O uso de óculos ou lentes de contato normalmente são suficientes para fazer desaparecer esses sintomas. Muitas vezes, porém, os pacientes desejam diminuir a dependência dos óculos ou do uso de lentes de contato e optam por um tratamento definitivo.

A Cirurgia Refrativa é o nome dado à cirurgia a laser que visa a correção dos erros de refração. A cirurgia é indicada para pessoas a partir dos 18 anos, quando é esperada a estabilização do grau. Além do exame oftalmológico completo, exames complementares devem ser realizados para determinar a segurança da cirurgia para cada caso. Entre os aspectos mais importantes para uma obter uma intervenção bem-sucedida estão a seleção do candidato, a capacidade de compreensão, os prós e contras da intervenção cirúrgica e seguir rigorosamente as orientações médicas.

Há limites ópticos para o tratamento seguro dos erros refrativos na córnea. Considera-se que os casos de miopia acima de -12 dioptrias (graus), astigmatismo acima de 6 dioptrias e hipermetropia acima de +6 não devem ter o tratamento total realizado na córnea.

A Cirurgia Refrativa é realizada através de um equipamento que emite um tipo específico de laser, o “Excimer Laser”. Existem duas técnicas mais comumente utilizadas para essa cirurgia: o LASIK (Laser in situ keratomileusis) e o PRK (Photorefractive keratectomy). Independente da técnica indicada para cada caso, trata-se de um procedimento eletivo, ambulatorial, que dura poucos minutos e com anestesia local com colírio, ou seja, indolor para o paciente. Em relação ao custo médio dessa cirurgia, costuma variar entre 3 a 5 mil reais para correção de ambos os olhos. Atualmente, alguns convênios estão custeando todo o valor deste procedimento quando o grau é maior do que 7 dioptrias.

Guilherme Quinto, MD
Médico – Oftalmologista (Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia)
Especialização pela Johns Hopkins University, Baltimore-EUA
Instituto de Oftalmologia do Mãe de Deus Center, Porto Alegre-RS.

 


Autor: Guilherme Quinto
Fonte:

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581