.
 
 
Posição e travesseiro influenciam no descanso
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/05/2019

Posição e travesseiro influenciam no descanso

Especialista diz que a posição correta na hora de dormir é aquela em que o pescoço fica alinhado com a coluna

Noites mal dormidas, dores musculares, torcicolo. Tudo isso pode ser mau jeito na hora de dormir. A qualidade do sono depende de diversos fatores, entre eles, da escolha do travesseiro, do colchão e da posição em que se costuma dormir. De acordo com o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, Antônio Eulálio, a posição correta na hora de dormir é aquela em que o pescoço fica alinhado com a coluna.

"A pessoa deve dormir em uma posição lateral com os joelhos semi-flexionados, se possível um travesseiro entre os joelhos e um travesseiro também na altura dos ombros”, afirma Antônio Eulálio. Segundo ele, o travesseiro não pode ser nem muito baixo, nem muito alto para o pescoço ficar nivelado com o tronco.

O ortopedista do Into não recomenda os travesseiros de espuma. Esse material é mole e acaba afundando o pescoço, o que pode causar dores. Ele alerta que a má posição na hora de dormir e o uso de travesseiros ruins podem causar para a saúde. "Numa posição errada, a pessoa pode acordar com contratura muscular devido à posição viciosa por um período muito prolongado ao dormir. Ela acorda com torcicolo”, disse.

Dor na lombar pode acontecer também quando o colchão é inadequado. O especialista diz que, quando está muito desnivelado, afundando em alguns pontos, faz com que a pessoa durma com um desvio.

Finalmente,lembra ainda que dormir com o braço embaixo do travesseiro pode prejudicar o alinhamento da coluna, além de causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço pode comprimir algumas veias e nervos.


Autor: Amanda Mendes
Fonte: Ministério da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602