.
 
 
Congresso em São Paulo discute transtornos alimentares
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/06/2009

Congresso em São Paulo discute transtornos alimentares

Desvios do comportamento alimentar podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade

São Paulo vai sediar a VIII edição do Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade (CBTA&O), organizado pela UBM Brazil em parceria com o Programa de Orientação e Assistência a Pacientes com Transtornos Alimentares (PROATA), do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O evento acontece de 11 a 13 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca e reunirá cerca de 600 profissionais como médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas entre outros. “O objetivo do VIII CBTA&O é fornecer uma programação diversificada e de alta qualidade sobre os avanços na compreensão e no tratamento destas doenças”, afirma a presidente do congresso, Angélica Claudino.

 Os Transtornos Alimentares (TA’s) são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de Transtornos Alimentares são a Anorexia e a Bulimia Nervosa. Essas duas doenças são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: preocupação excessiva com o peso, distorção da auto-imagem e medo patológico de engordar. Estes quadros estão cada vez mais sendo identificados também em homens, e sua manifestação e abordagem será discutida no evento. Durante o evento, serão apresentados resultados de pesquisas e um modelo de intervenção psicoeducacional para compulsão alimentar. O projeto do psicólogo e pesquisador do Proata, Sergio Stefano, pretende verificar a eficácia de um manual psicoeducativo como primeira intervenção no tratamento de pacientes com compulsão alimentar, que apresentam em sua maioria, a obesidade associada. Além dos profissionais da Unifesp, participam do evento especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio (UFRJ).

Segundo a coordenadora da comissão científica do CBTA&O, Christina Morgan, os custos emocionais e financeiros dos transtornos alimentares para o doente, sua família e para a sociedade são gigantescos. Pesquisadores do mundo todo têm buscado compreender as causas destes transtornos e identificar formas de preveni-los e tratá-los. “Nossa missão ao realizar este evento é a de proporcionar acesso a conhecimentos inovadores que levem ao aprimoramento da compreensão e do tratamento dos TAs. Esperamos com isso contribuir para a disseminação da melhor prática clínica entre os profissionais de saúde”, justifica Christina.

O congresso contará com a participação de profissionais internacionais com trabalhos de destaque na área, como o Dr. Frederique Van den Eynde, da Inglaterra, Doutor Ovídio Bermudez (EUA) e Doutor Armando Barriguete Meléndez, do México. A organização convidou ainda a renomada pesquisadora Dr. Janet Treasure. Premiada em 2004 pela Academy of Eating Disorders por sua produção científica sobre aspectos neuropsicológicos, biológicos e ambientais que favorecem a manutenção dos transtornos alimentares. A professora desenvolveu novas estratégias de abordagem de transtornos alimentares e vem treinando esta técnica junto a cuidadores de pacientes em todo o mundo do qual falará durante o VIII CBTA&O.

“O CBTA&O é um convite para o debate, a reflexão, o aprofundamento e a busca de respostas frente aos desafios que giram em torno dos transtornos alimentares e obesidade”, afirma o diretor da UBM Brazil, Joris Van Wijk. Ele destaca que o CBTA&O é o maior encontro brasileiro de especialistas na área e que vai reunir congressistas de vários estados, além de renomados keynote speakers nacionais e internacionais.

Com freqüência bienal, o Congresso, que neste ano conta com o patrocínio da Batavo, é organizado de forma itinerante pelos principais centros nacionais especializados na pesquisa, ensino e tratamento dos transtornos alimentares. Sua última edição aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e contou com mais de 800 profissionais, palestrantes e empresas patrocinadoras. As inscrições já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.cbtao.com.br ou no Centro de Convenções Frei Caneca.

Programação

Os três dias do Congresso serão de intensa programação composta por:

Cursos: “O modelo do Maudsley Hospital (“Maudsley Model”) de tratamento anorexia nervosa: treinamento dos cuidadores na abordagem dos fatores interpessoais de manutenção do transtorno”, “Cirúrgia Bariátrica: A atuação das Especialidades Associadas”, “A Visão Clínico-Nutricional sobre Pacientes com Anorexia e Bulimia Nervosa” e “A Visão Clínico-Nutricional sobre Pacientes com AN e BN”.

Plenárias: “Modelos de Compreensão dos Transtornos Alimentares e Obesidade” e “Atualização sobre a interface: transtornos alimentares, obesidade e diabetes”.

Conferências: “Transtornos Alimentares: Tratamentos Inovadores” e “Faces e Interfaces do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica e da Obesidade”.

Mesas redondas: “Como montar uma equipe de assistência para Transtornos Alimentares”, “Contribuições das Neurociências para a compreensão dos Transtornos Alimentares”, “A Compulsão Alimentar no ciclo de vida feminino”, “Desafios da abordagem de Transtornos Alimentares com Comorbidades”, “A contribuição da Psicologia Analítica para a compreensão dos transtornos alimentares”, “Novas abordagens no tratamento do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica”, “Abordagem dos Transtornos Alimentares nas populações Hispano-Latino-Americanas”, “Ampliando a avaliação da resposta ao tratamento: qualidade de vida e aspectos psicossociais”, “Relações precoces, corpo e alimentação: perspectivas psicanalíticas”, “Temas atuais em Obesidade” e “Modelos específicos de tratamento dos Transtornos Alimentares”.

Também fazem parte da programação a apresentação de resultados de pesquisas originais em 3 sessões do evento, assim como as exposições de Posters referentes a estudos durante os dois dias do evento.

Eventos paralelos

Além do programa de conferências voltado à comunidade científica, O VIII CBTA&O oferecerá, pela primeira vez, uma programação gratuita para a comunidade leiga. O evento “Topografias do Corpo” será realizado dia 11 de junho, das 12h às 19h, no SESC Paulista. O objetivo do evento é aproximar o público de uma discussão ampliada sobre o tema. “Cada disciplina trabalha a imagem corporal de uma forma específica. Queremos mostrar que as fronteiras não são tão distantes e que pode haver um cruzamento entre as artes e psicopatologia”, explica Alessandra Sapoznik, coordenadora do evento.

O evento será composto pela “Oficina de descondicionamento do olhar”, do debate “Para não tirar o corpo fora” e encerra com a exibição de trechos do documentário “Tem um vidro sob minha pele” seguida de discussão da diretora sobre o roteiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com antecedência até dia 10 de junho, terça-feira pelo email: topografiasdocorpo@cbtao.com.br. Após esta data, as inscrições deverão ser feitas pessoalmente, no próprio dia 11, na central de atendimento do SESC.

Transtornos Alimentares

São várias as doenças definidas como “Transtorno Alimentar”, mas as mais conhecidas são a Anorexia e a Bulimia. A Anorexia nervosa é um transtorno emocional que consiste numa perda de peso, geralmente muito rápida, e manutenção do peso abaixo do valor mínimo normal. Distorção da auto-imagem, dietas severas, prática excessiva de exercício físico, sensação de culpa após a ingestão de alimentos são algumas das características da doença, que passou a freqüentar o noticiário brasileiro principalmente depois da morte da modelo Ana Carolina Reston, aos 21 anos, em 2006, seguida de outras mortes de profissionais ligadas à área e que levou a discussões em todo o mundo acerca de questões socioculturais ligadas a estas patologias.
Já a Bulimia Nervosa é um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguidos por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso que leva à adoção de condutas inadequadas como provocar vômitos ou fazer uso excessivo de fármacos como laxantes, diuréticos, etc.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH) 70 milhões de indivíduos em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno alimentar. O índice de mortes causadas por transtornos alimentares é alto em estudos de longo prazo: entre 18 e 20%. Para se ter uma idéia, de acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Transtornos Alimentares (NEDIC), do Canadá, a incidência mundial de mortes relacionadas à anorexia de mulheres com idades entre 15 e 24 anos é 12 vezes maior que qualquer outra causa de morte de mulheres dessa faixa etária.

Apesar da prevalência entre as mulheres, dados apontam que a incidência masculina está aumentando assustadoramente. Segundo pesquisa publicada no American Journal of Psychiatry, por exemplo, de 10 a 15% da população mundial com bulimia ou anorexia é formada por homens, sendo que 20% homossexuais.

Serviço

VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade (CBTA&0)

De: 11 a 13 de junho de 2009, das 8h00 às 18h00

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 583 – São Paulo

Site: www.cbtao.com.br

 

Confira outros eventos

Seminário em Saúde Mental
Hospital Mãe de Deus promove encontro

Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial
Evento ocorre em Porto Alegre, nos dias 11 a 13 de junho. Agende-se!

Topografias do Corpo
Evento propõe novos olhares sobre transtornos alimentares e imagem corporal

1º Neodent International Congress
Curitiba reúne profissionais da implantodontia de todo o mundo

Nutrição clínica
Evento realizado pelo Hospital Moinhos de Vento

SIMERS promove evento gratuito em Porto Alegre
A temática aborda medicamentos para tratamento da tuberculose, ações no organismo e efeitos indesejados


 


Autor: Cássia Magalhães e Armando Ferreira
Fonte: Soma Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581