.
 
 
Ortomolecular é opção ao combate e prevenção das doenças articulares
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/06/2009

Ortomolecular é opção ao combate e prevenção das doenças articulares

De 2000 a 2010, OMS está focada na campanha ao combate das patologias dos ossos e articulações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu os anos de 2000-2010 como a década para o combate das doenças dos ossos e articulações, devido ao aumento de doentes. O objetivo da campanha é discutir, combater e prevenir as doenças, além de garantir qualidade de vida às pessoas acometidas. Segundo pesquisas da OMS, no mundo existem em torno de 1 milhão de portadores de doenças articulares. E ainda, até 2010 deverão ser gastos 25% do orçamento destinado à saúde publica, nos países subdesenvolvidos, com patologias dessa natureza.

“Existem mais de 200 tipos de doenças que agem nas articulações. Dentre elas, as mais comuns são a artrite reumatóide e artrose. Elas se apresentam como inflamações nas ‘juntas’ que podem levar a pessoa à limitação e até perda total dos movimentos nos membros atingidos”, esclarece o professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade. No Brasil, estima-se que existam 30% de brasileiros afetados.

A Artrite Reumatóide é uma doença sistêmica inflamatória crônica caracterizada por dores articulares frequentes, com posterior “destruição” das articulações atingidas e com deformidades irreversíveis. A Artrose é caracterizada pela degeneração da cartilagem articular, tecido fibroelástico que reverte o osso em sua extremidade com a função de deslizamento e lubrificação, além de proteger os ossos contra impactos diretos.

Engana-se quem acredita que as doenças articulares são “doenças de velhos”. É comprovado o aparecimento na infância e na juventude. As mulheres costumam ser as principais vítimas, em função da menopausa. “Essas doenças também podem ter origem genética, pois há tendências familiares de deficiências nutricionais, como a falta de enzimas. Isso dificulta a absorção ou o aproveitamento de certos nutrientes essenciais ao organismo”, afirma Dr. Marcos Natividade.

Tratamento Ortomolecular

O prefixo orto vem do grego 'orthos' e significa 'correto'. Através do equilíbrio das reações químicas do organismo, por meio do controle e manutenção de nutrientes como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, ácidos graxos, entre outros, essenciais ao bom funcionamento dos órgãos e sistemas, é possível o combate e prevenção das doenças articulares, entre outras disfunções. E a principal ação do tratamento ortomolecular no caso das doenças articulares é a diminuição da inflamação e a promoção da regeneração das articulações com os nutrientes adequados.

”Muitos nutrientes podem ser utilizados no combate às dores e diminuição da artrite, como a vitamina C e a D, que favorecerem o metabolismo do cálcio; os minerais como cálcio e o magnésio, para evitar a perda óssea; o ômega 3, que controla os processos ligados à inflamação das partes afetadas e, também, o uso das enzimas”, explica Dr. Marcos Natividade. “Desse modo, sintomas característicos do diagnóstico, como dores, inchaço e a vermelhidão melhorarão naturalmente.”

Através de uma avaliação funcional e exames complementares, como o mineralograma capilar, sangue, entre outros, é possível fazer o diagnóstico. Com o tratamento indicado, o paciente passa a fazer a reposição dos nutrientes em déficit no organismo. Mudanças nos hábitos alimentares e prática de exercícios físicos também são fatores decisivos para o sucesso do tratamento.

Dr. Marcos Natividade é médico graduado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (Uberaba - MG). Fez residência em Cardiologia no Hospital das Forças Armadas (Brasília - DF) e é especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. É pós-graduado em Terapia Ortomolecular no Curso de Medicina Ortomolecular pelo IBEHE – FACYS. É pós-graduado em Homeopatia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos. É membro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia (AMBO) e professor do curso de pós-graduação em Ortomolecular ministrado pela FAPES (Fundação de Apoio e Pesquisas na Área de Saúde). Autor de quatro livros: "Noções de Medicina Ortomolecular", "Saúde Ortomolecular", "Estética e Saúde" e "Ortomolecular: prevenção e qualidade de vida".

Sites:

www.marcosnatividade.com.br

www.longevidadesaudavel.com.br

AGENDA

PALESTRANTE: professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade

TEMA: Artrite, Artrose, Reumatismo e outras doenças articulares e o Tratamento Ortomolecular

DATA: 20 de Agosto de 2009, quinta-feira

LOCAL: HOTEL COMFORT NOVA PAULISTA - SALA VILA MARIANA - RUA VERGUEIRO, 2740, VILA MARIANA, SP

HORÁRIO: 20h
 

  • As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (11) 5575-9968

Confira matérias relacionadas

Medicina Ortomolecular. Confira entrevista com o Dr. Marcos Natividade, exclusivamente para o SIS.Saúde

Tratamento Ortomolecular ajuda a reequilibrar o organismo. Combinação entre reposição de nutrientes e atividades físicas traz benefícios à saúde

Confira outros eventos

Sindihospa Convida para palestra: Clínicas Médicas: o direito de recolher o ISSQN sob o regime

Segurança e saúde do trabalhador. Fehosul realiza evento no próximo mês, focando o tema de perfurocortantes e nexo técnico epidemiológico previdenciário

Hernioplastia. Curso de extensão para médicos

Encontro Estadual de Humanização. Autonomia e protagonismo no SUS em debate no Estado

Cursos de férias para formar “minichefs-cidadãos”. Evento oferecido pela ONG Banco de Alimentos oferece


Autor: Thiago da Silva
Fonte: Flöter & Schauff

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581