.
 
 
I Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/10/2012

I Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência

Confira entrevista exclusiva com Ricardo Gusmão, um dos profissionais responsáveis pela realização de evento inédito na Capital

Ricardo Gusmão

A cidade de Porto Alegre receberá, entre os dias 01 a 03 de novembro, um evento inédito. Trata-se do I Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência, que reunirá especialistas de âmbito nacional e internacional para o debate de assuntos diversificados envolvendo a prática clínica com o público jovem. Deste modo, o Portal SIS.Saúde conversou com Ricardo Gusmão, um dos profissionais responsáveis pela organização do evento. Gusmão adianta que o Concriad  irá atrair profissionais-pesquisadores e também aqueles que atuam clinicamente com crianças e adolescentes, reunidos em torno de um evento que, a partir de agora, terá reedições sistemáticas, proporcionando um amplo campo de troca científica. Confira! 

Em sua visão, quais são os maiores avanços das Terapias Cognitivas na última década?

Na última década, devemos destacar que a pesquisa dentro da área da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) cresceu muito e, embasados nisso, países de primeiro mundo como Inglaterra, Canadá e EUA já estão adotando esta modalidade de terapia como meio de saúde pública para tratar, por exemplo, a depressão. E isso ocorre justamente por ser um modelo que trata e previne recaídas com resultados duradouros a longo prazo. Devemos destacar também que as pesquisas na área da infância cresceram muito nesta ultima década, e que este foi um assunto que até então era pouco abordado. Modelos de tratamento infantil envolvendo transtornos como depressão, bipolaridade infantil e transtornos de ansiedade, ou seja, o tratamento dos medos e estresses infantis evoluíram significativamente. Junto com isso, os modelos preventivos, aqueles que incrementam resiliência e desenvolvem saúde mental também têm se mostrado altamente eficientes na última década.

Qual a relevância do evento para a comunidade científica regional e internacional?

Internacionalmente, este será o primeiro evento cientifico sobre TCC com crianças e adolescentes na América Latina. Inclusive estará presente no Concriad o presidente do World Congress de Terapias Cognitivas.  No que se refere à relevância regional, este será o primeiro congresso desta linha e desta proporção, sendo um evento que abrange profissionais de todo o pais, o que pode resultar na vinda de outros eventos sobre o assunto e “demarcar” a região como referência nestes contextos. Todos os convidados têm muita relevância em suas áreas de pesquisa na infância e adolescência, sejam eles nacionais ou estrangeiros

A escolha dos eixos temáticos levou em consideração quais necessidades/demandas?

Os eixos temáticos, entre eles bullying, TDAH, Transtornos de Conduta, Treinamento de pais, entre outros, estão alinhados com os assuntos pertinentes para a área da infância e adolescência, como por exemplo, casos comuns na clínica e transtornos recorrentes na infância e adolescência. Mas também pensando na promoção de saúde, ao elaborarmos palestras e mesas redondas com o enfoque em prevenção de fatores de risco.

Quais os destaques da programação? O que os participantes podem esperar "levar para casa" após o evento?

O plano científico do Concriad está muito interessante. Temos nomes de relevância nacional em todas as atividades e também  teremos no nosso evento o Dr. Mark Reinicke, que é referência mundial em suicídio e transtornos de humor na adolescência. O casal Del Prette é especialista em trabalho com pais na clínica infantil bem como com a promoção de habilidades sociais, um dos quesitos importantes para um desenvolvimento mental saudável. Renato e Marina Caminha estarão apresentando um protocolo por eles desenvolvido para o tratamento de transtornos de humor e ansiedade na infância, só para citar alguns dos temas relevantes a serem abordados no encontro. Os participantes levarão do Concriad uma bagagem diferenciada em recorrência da relevância dos palestrantes e de seus estudos publicados. Com isso também há a renovação, atualização e reciclagem de conceitos. Cuidados com a prevenção também encontram-se elencados no que tange ao tópico de conhecimentos que os participantes do Concriad podem esperar adquirir.

Das atividades sociais previstas, há alguma que o senhor gostaria de enfatizar? 

Um evento desta magnitude sempre resulta em excelentes contatos profissionais entre os participantes, o que enriquece expressivamente o networking. Do mesmo modo, durante o Concriad haverá o lançamento do livro “Bulliyng: Avaliação e Intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental” de Vinícius Guimarães Dornelles e Cristina Würdig Sayago, que aborda este importante fenômeno sob a perspectiva das TCC's. Além disso, teremos inúmeros momentos de confraternização e integração científica dos participantes, que podem ser conferidas em nosso site.

 

 

 

 

 


Autor: Ricardo Gusmão
Fonte: Concriad

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581