.
 
 
Vídeo orienta sobre prevenção da infecção hospitalar
 
TV SIS Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/12/2012

Vídeo orienta sobre prevenção da infecção hospitalar

Material produzido por colaboradores da FAC está disponível na internet

Relacionada à procedimentos invasivos como sondagem vesical, cateter vascular, entubação e ventilação mecânica, e à cirurgias, a infecção hospitalar é um assunto que merece atenção especial dos profissionais da saúde, além de acompanhantes e visitantes de pacientes, que são os principais veículos de contaminação no ambiente hospitalar.   

Existente na Fundação Amaral Carvalho (FAC) há mais de 15 anos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é coordenado pela médica infectologista Brígida Reis desde 2000, e realiza treinamentos dos profissionais de enfermagem, lavanderia, limpeza, nutrição e médicos, além da orientação de pacientes, acompanhantes e visitantes sobre as medidas preventivas da infecção hospitalar.
A equipe do SCIH também realiza visitas técnicas aos setores de internação e ambulatórios da instituição, para busca e controle deste tipo de infecção.
 
Esse trabalho inclui uma metodologia de prevenção com a identificação dos fatores de risco de cada tipo de infecção e as intervenções necessárias ao controle destas. Em todos os setores do hospital há um Manual de Rotinas Tecno-Operacionais com os protocolos e sempre que se observa um aumento de resistência das bactérias, novas medidas de contenção são implantadas.  O resultado deste trabalho está nos baixos índices que a instituição apresenta, apesar de tratar pacientes imunologicamente comprometidos e consequentemente, com maior facilidade de aquisição de infecção hospitalar. 
 
Por outro ângulo   

Pensando em uma abordagem diferente deste assunto tão sério, há alguns meses, colaboradores e voluntários FAC produziram um vídeo caseiro que, de forma descontraída, mostra quais as principais medidas preventivas da infecção hospitalar.
 
A idealizadora do filme é Eneida Stefanoni, da equipe da diretoria Técnica da FAC. Ela contou com a ajuda do grupo de voluntários Remédicos do Riso e da infectologista da instituição. "Ilustramos as orientações da doutora Brígida, mostrando o errado (que aparece no vídeo em preto e branco) e o correto (que aparece colorido)", explica.
 
A primeira apresentação do vídeo ocorreu em junho deste ano, durante a 2ª edição do Fórum da Alegria em Saúde da FAC e, de acordo com Eneida, a reação das pessoas foi interessante. "Tratamos um assunto sério, de uma forma interativa que prendeu a atenção dos que assistiam. Além disso, enquanto o filme rodava, algumas pessoas gesticulavam a forma correta de lavagem das mãos, por exemplo."
 
O resultado foi positivo e as informações são tão relevantes, que a infectologista Brígida passou a utilizar o vídeo durante os treinamentos promovidos pelo SCIH e o setor de Recursos Humanos apresenta o material para os novos colaboradores durante a integração em seu primeiro dia de trabalho. Eneida conta que há um projeto de capacitação dos colaboradores das recepções da Fundação e o vídeo faz parte do conteúdo. "Esses colaboradores manipulam muitos documentos, como prontuários, que circulam no ambiente hospitalar e as orientações sobre a infecção hospitalar também são pertinentes à eles", diz.
 
Saiba mais
Como prevenir a infecção hospitalar:
- Lavar / higienizar as mãos frequentemente;
- Se estiver com alguma doença transmissível, como gripe, por exemplo, não visite os pacientes;
- Não leve alimentos para os pacientes;
- Não sente nas camas hospitalares;
- Pacientes não devem compartilhar objetos pessoais.

Autor: Ariane Urbanetto
Fonte: Fundação Amaral Carvalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581