.
 
 
Avança nova regulamentação internacional para os laboratórios de biossegurança
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/07/2009

Avança nova regulamentação internacional para os laboratórios de biossegurança

Atualize-se participando do Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo

 Em futuro próximo, novas regras internacionais impactarão os laboratórios de biossegurança brasileiros e da América Latina, assim como os de todo o mundo, com relação ao desenvolvimento de pesquisas e ações no campo das ciências da vida, da biotecnologia e da nanotecnologia.

A pesquisadora brasileira Leila Oda, presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), e recentemente eleita primeira presidente da International Federation of Biosafety Associations (IFBA), com secretariado no Canadá, alerta que no Brasil essa discussão ainda é incipiente mas que avança rapidamente entre as lideranças internacionais do setor. Ela informa que recentemente, por exemplo, o National Institute of Health (NIH) e a Academia Americana de Ciências, nos Estados Unidos, realizaram seminário para debater, sobretudo, os códigos de conduta e a confiabilidade profissional em pesquisas com agentes de risco selecionados.

Para que o Brasil não fique a reboque desse debate, a ANBio organizou o Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo, agendado como pré-evento ao VI Congresso Brasileiro de Biossegurança, a ocorrer entre 22 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro, no campus da Universidade Estadual (UERJ) e que marca as comemorações de 10º aniversário da entidade brasileira.

O Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo - com inscrições limitadas - já tem a presença confirmada de pesquisadores associados à IFBA, que agrega pesquisadores de biossegurança de todo o mundo, incluindo países africanos e asiáticos.

Marcado para a véspera do VI Congresso Brasileiro de Biossegurança, no dia 21, o pré-evento abordará, entre outros temas: medicamentos online e o potencial de uso duplo; medidas para gestão de risco de pesquisas de uso duplo; códigos de conduta e cooperação internacional e regional em não-proliferação; assim como aproximações terminológicas no campo da pesquisa de uso duplo. O programa completo dos eventos está na página da ANBio: www.anbio.org.br, com informações adicionais pelo endereço secretaria@anbio.org.br.

Sobre a ANBio

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999, no Rio de Janeiro, com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica.

Agenda:

Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo

21 de setembro de 2009,

Campus da UERJ, Rio de Janeiro - RJ

VI Congresso Brasileiro de Biossegurança

22 a 25 de setembro de 2009,

Campus da UERJ, Rio de Janeiro - RJ


Autor:
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581