.
 
 
O Governo e a formação do médico
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/07/2013

O Governo e a formação do médico

Artigo do Dr. Antonio Carlos Weston, diretor científico da AMRIGS

Qualquer cidadão brasileiro sabe que o atendimento à saúde no Brasil é de péssima qualidade. Assim como muitos sabem que a grande causa deste fato está na falta de investimento do governo na área da saúde.

Porto Alegre não recebe um novo hospital há muitos anos. Ao contrário, muitos fecharam na mais miserável penúria, vitimas da baixíssima remuneração que recebiam pelo atendimento de doentes da rede pública. Os pacientes são empilhados em macas nos corredores lotados dos poucos e insuficientes locais que existem para o seu atendimento. E a perspectiva apenas piora.

Desta forma, o governo federal há muito tempo tem a sua incompetência reconhecida para gerir e resolver a grave situação da saúde. Então, eis que no dia 9 de julho, um dia que vai ficar para a história da medicina brasileira, surge a proposta que, segundo os seus autores, os nossos governantes de plantão, vai resolver todos estes problemas.

A solução proposta foi aumentar de 6 para 8 anos o período da formação do médico. Além deste aumento, obrigar o acadêmico a trabalhar em local determinado pelo governo, sem prévia informação e sem esclarecer em quais condições. Com esta proposta, o Governo Federal comete vários desatinos. Primeiro, interfere de forma absolutamente apressada e sem conhecimento na formação médica. Não abre ao debate e não consulta nenhuma Universidade, ao que sabemos, para decidir por esta proposta. Como será feita a supervisão da atividade deste "médico provisório"?. Qual a orientação que vai haver para o jovem colega atendendo em um local remoto, sem recurso tecnológico algum? São muitas perguntas, todas sem reposta.

Desta forma vemos mais uma vez a oportunidade de resolver a questão da falta de atendimento à população ser desperdiçada. O que tem que ser feito é a instituição de um plano de carreira sério com perspectivas de ascensão aos moldes da carreira judiciária e a melhora da infraestrutura de atendimento à população de todo o Brasil. 


Autor: Thais Silveira
Fonte: Bado Comunicação Integrada

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581