.
 
 
Alergia e intolerância alimentares
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/05/2014

Alergia e intolerância alimentares

Proteínas do leite de vaca, ovos, amendoim e mariscos são alimentos que frequentemente causam alergia alimentar

Alergia e Intolerância são a mesma coisa?

Não se deve confundir alergia com intolerância alimentar.

A intolerância aos alimentos se refere a uma resposta física anormal a um alimento ou componente de um alimento, que não chega a se classificar como uma reação alérgica.

Por exemplo, uma pessoa pode ter sintomas abdominais como dor ou flatulência, depois de tomar leite. Esta reação é causada provavelmente por uma intolerância ao açúcar do leite (lactose), sendo que a pessoa que apresenta estes sintomas, geralmente, não possui as enzimas para decompor este açúcar e efetuar a digestão de forma adequada.

As proteínas são os alérgenos dos alimentos (ou seja, os componentes dos alimentos que causam as reações alérgicas), que mais freqüentemente são responsáveis pelos quadros alérgicos. A maioria dos alérgenos, no entanto, pode causar reações, mesmo após sua cocção ou mesmo muito tempo após terem sido digeridos.

Quais são os alimentos que mais freqüentemente causam alergia?

Os alimentos que mais freqüentemente causam alergia alimentar são as proteínas do leite de vaca, ovos, amendoim, trigo, soja, peixe, mariscos, nozes, embutidos (salame, lingüiças), alimentos com corantes (sucos artificiais) e conservantes (enlatados).

Quais são os conservantes e corantes que mais causam reação alérgica?

Os conservantes e corantes que mais freqüentemente causam reações em pessoas sensíveis são o aspartame, os benzoatos, corantes amarelos No. 5 e vermelho No. 3, glutamato monosódico, nitratos e nitritos, parabenos e sulfitos. As verdadeiras reações alérgicas aos conservantes e corantes dos alimentos, são pouco freqüentes.

Porque uma pessoa é alérgica a um tipo de alimento e não a outros?

Todos os alimentos provêm de alguma planta ou animal e se agrupam em famílias, dependendo de sua origem. Por exemplo, cebolinha, alho e cebola são membros de uma mesma família. Uma pessoa alérgica a um membro de uma família de alimentos será possivelmente alérgica a todos os membros desta família. Isto é conhecido como reação cruzada. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao amendoim e às nozes, que são de diferentes famílias de alimentos; Estas alergias são denominadas de alergias coincidentes, porque não se relacionam entre si.

Entre os alimentos derivados de animais, a reação cruzada não é tão comum. Pessoas alérgicas ao leite de vaca podem comer carne de vaca e os alérgicos a ovos podem geralmente comer frango. As pessoas alérgicas aos ovos apresentam reação somente às proteínas da clara. No entanto, já que é impossível evitar completamente a contaminação cruzada entre gema e clara, os ovos devem ser evitados totalmente.

Quais são os sintomas resultantes de uma alergia alimentar?

A reação alérgica mais comum é a urticária. A urticária consiste em zonas avermelhadas e inchadas na pele, que coçam muito e que podem surgir repentinamente e desaparecer rapidamente. Aparecem geralmente agrupadas, e espalhadas por todo o corpo. Os sintomas gastrointestinais de alergia alimentar incluem vômitos, diarréia e dor estomacal e às vezes, uma irritação avermelhada ao redor da boca, acompanhada de coceira e inchação.

A manifestação final de uma reação alérgica grave é o choque anafilático, que se acompanha de uma insuficiência respiratória intensa, com constrição de brônquios e laringe, que pode resultar em morte, se não atendida pronta e adequadamente. 


Autor: Equipe Editorial Bibliomed
Fonte: Boa Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581