.
 
 
Congresso da International Pharmaceutical Federation
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/08/2009

Congresso da International Pharmaceutical Federation

Qualidade da farmácia magistral brasileira vai ser apresentada em congresso em Istambul

A qualidade dos processos e serviços magistrais no Brasil, -- aprimorada pelo Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM), desenvolvido pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) --, vai ser apresentada pela presidente da entidade, Maria do Carmo Garcez, em congresso anual da FIP (International Pharmaceutical Federation), marcado para o período entre 3 e 8 de setembro em Istambul, na Turquia.

Criado em 2006, o SINAMM representa um marco da autorregulamentação e vem auxiliando as farmácias magistrais na adequação à legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O sistema permite que cada farmácia, -- embasada na resolução 67/ 2007 da autarquia --, passe a monitorar os principais processos que impactam na qualidade final de seus produtos e serviços. A resolução prevê boas práticas de manipulação.

Atualmente, o sistema sanitário de diversos estados já reconhece as farmácias participantes do SINAMM como referência. Os novos padrões desenvolvidos a partir do SINAMM visam garantir segurança em relação à saúde dos consumidores, além dos aspectos técnicos (da manipulação), científicos (da pesquisa) e gerenciais (relação com prescritores e fornecedores).

O SINAMM é composto pelos seguintes programas: 1) controle de qualidade de produtos acabados e matérias-primas (PCQ), 2) desenvolvimento de autoinspeção por meio de auditorias em farmácias (PDA), 3) educação continuada através da TV Farma (PEC) e 4) auditoria em fornecedores (PAF). Duas mil farmácias deverão concluir o programa de qualificação até o final deste ano.

No evento, Maria do Carmo vai expor a natureza sistemática do SINAMM e a revisão de metas e prioridades com base em dados obtidos em cada ciclo. Para a associação, a tarefa de assegurar a qualidade dos medicamentos manipulados não cabe exclusivamente à cada farmácia, mas a um sistema como o SINAMM.

 

A presidente da Anfarmag vai relatar também episódios da história do setor magistral no Brasil, formado atualmente por 7.211 farmácias, e informações sobre a atuação da Anvisa. A entidade, que conta com 4.447 associados, participou anteriormente do congresso da FIP, realizado em Salvador (BA) em 2006. Mais informações sobre a edição atual do evento podem ser obtidas no site: http://www.fip.nl/istanbul2009.

 


Autor: Camila Pavani
Fonte: Cleinaldo Simões Assessoria de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581