.
 
 
Brasil sedia pela primeira vez maior evento sobre reconstrução de face do mundo
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/09/2009

Brasil sedia pela primeira vez maior evento sobre reconstrução de face do mundo

Congresso Internacional de Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais – Cleft 2009

Pela primeira vez, o Brasil será sede do Congresso Internacional de Fissura Labiopalatina e Anomalias Craniofaciais – CLEFT 2009 – que acontecerá em Fortaleza/CE, entre os dias 10 e 13 de setembro. É o mais importante evento sobre reconstrução de face no mundo e reunirá cerca de 800 profissionais da área da saúde de 53 países. O congresso, realizado pela Confederação Internacional de Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais Relacionadas, é organizado no Brasil pelo Hospital da Sobrapar.

O Brasil tornou-se sede do evento graças a uma conquista do cirurgião plástico Cassio Raposo do Amaral, fundador da Sobrapar que faleceu em 2005 e tornou-se o presidente de honra do CLEFT 2009. Raposo do Amaral foi um dos pioneiros no tratamento multidisciplinar da fissura labiopalatina.

A decisão de trazer esta 11ª edição do evento para o Brasil ocorreu em 2001, na Suécia. “Este é o evento de maior destaque nessa área em todo o mundo, já que reúne os principais nomes da cirurgia plástica e craniofacial, de pesquisas com células-tronco, ortodontia e odontologia, atendimento psicossocial e dos tratamentos mais recentes. É importante para a Sobrapar e, principalmente, para o Brasil que poderá mostrar o importante trabalho desenvolvido nos centros médicos de referência”, explica Vera Raposo do Amaral, presidente do CLEFT 2009 e também do Hospital da Sobrapar. Do total de participantes do Congresso, cerca de 200 são brasileiros.

A Confederação Internacional de Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Craniofaciais Relacionadas foi criada há 44 anos e reúne profissionais de saúde diretamente envolvidos com fissura labiopalatina e deformidades craniofaciais. O próximo congresso será em 2013, nos Estados Unidos. Representantes dos comitês regionais da Confederação na África, Oriente Médio, Ásia, Europa, América Latina e países da América (onde o inglês é a língua dominante) escolherão, durante o evento em Fortaleza, o país-sede do congresso em 2017. São candidatos Japão, Taiwan, Tailândia, Índia e Canadá.

Copa da saúde

“É como sediar uma Copa do Mundo na área de saúde. Além de trazer ao país sede a oportunidade de mostrar as técnicas de tratamento e os avanços realizados, o congresso, que acontece a cada quatro anos, integra profissionais de diferentes nacionalidades e ainda movimenta a economia local”, explica a presidente do CLEFT 2009.

“É um consenso internacional que o tratamento da fissura deve ser feito por equipes multidisciplinares que reúnem, entre outros profissionais, cirurgião plástico, fonoaudiólogo, ortodontista e psicólogo. É um tratamento de longo prazo, que se estende até os 16 anos de idade do paciente, e deve ocorrer em centros especializados para melhores resultados. As chamadas “missões” – mutirões de cirurgias – só devem ocorrer em último acaso, quando não houver qualquer centro médico de referência próximo”, afirma Vera Raposo do Amaral. Hoje os centros de referência, como o Hospital da Sobrapar, realizam cirurgias e atendimentos que tornam a face praticamente perfeita.

Colaboração internacional

O evento terá apoio do Smile Train, organização não governamental norte-americana que financia cirurgias de fissura labiopalatina e outras ações relacionadas à deformidade em todo o mundo. Estima-se que mais de 350 mil cirurgias tenham sido financiadas pelo Smile Train em seus nove anos de atividades. “Fissuras labiopalatinas são um grande problema de saúde nos países em desenvolvimento, onde milhões de crianças sofrem com o preconceito e a discriminação e, em função da deformidade, são impedidas de comer e falar corretamente. Uma em cada 650 crianças nascidas vivas apresenta fissura”, explica Carlos Magalhães, coordenador do Smile Train na América do Sul.

A Sobrapar foi o primeiro hospital parceiro do Smile Train no Brasil. “Nosso foco é a vida da criança. Os hospitais parceiros atendem a requisitos de segurança, qualidade do serviço médico e resultado das cirurgias”, diz Magalhães. Hoje são 23 serviços de saúde em todo o país que recebem recursos do Smile Train para financiar as cirurgias de fissura. “Patrocinamos o CLEFT 2009 porque parceiros da ONG de todo o mundo participarão dele. Será um ambiente de troca de informações onde os profissionais poderão conhecer os avanços nessa área”, diz Magalhães.

Evento: Cleft 2009

Quando: 10 a 13 de setembro

Onde: Fortaleza (Ceará)

Local: Hotel Vila Galé Fortaleza – Av. Dioguinho, 4189, Praia do Futuro, Fortaleza, fone (85) 3486-4400

Informações: www.cleft2009.org.br

 


Autor: Imprensa
Fonte: Saviezza Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581