.
 
 
Ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com transporte público ajuda a emagrecer
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/04/2019

Ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com transporte público ajuda a emagrecer

Pesquisa mostrou que meios de locomoção sustentáveis fazem bem também para a saúde

Uma pesquisa publicada no Journal of Epidemiology & Community Health mostra que optar por meios de locomoção mais sustentáveis pode trazer benefícios não somente para o meio ambiente, mas também para a saúde. O estudo afirma que ir à pé, de bicicleta ou utilizar o transporte público para o trabalho pode ajudar na perda de peso.

Pesquisadores se basearam em um estudo desenvolvido pela Universidade de Essex, na Inglaterra. Cerca de 4 mil pessoas detalharam seus hábitos de vida e responderam quais as formas utilizadas para se deslocar até o trabalho. Uma série de análises foram feitas com o objetivo de encontrar um vínculo entre saúde e meios de transporte.

A primeira etapa da pesquisa, realizada durante os anos de 2004 e 2005, foi feita com 3.269 participantes e destes, 179 pararam de usar o carro para ir ao trabalho. Dentro do grupo que mudou os hábitos de locomoção, 109 passaram a ir a pé ou de bicicleta e 70 a utilizar o transporte público.

Após a experiência, observou-se que as pessoas que optaram pela bicicleta ou por ir a pé eram mais jovens, com renda familiar mais baixa e percorriam um caminho mais curto até o trabalho. Os que utilizaram o transporte público apresentavam uma escolaridade maior. Além disso, os novos hábitos na rotina foram responsáveis pela redução de pelo menos um quilo dentro do período de dois anos. Percursos de mais de trinta minutos apresentaram melhores resultados, podendo chegar a sete quilos a menos.

A outra fase de análises ouviu, durante os anos de 2006 e 2007, 787 pessoas que tiveram atitudes inversas, trocando os meios de locomoção mais sustentáveis pelo carro. Entre as pessoas analisadas, 268 deixaram de lado a bicicleta ou pararam de ir à pé e 112 abandonaram o transporte coletivo. O fato de adotar um carro esteve associado com um aumento de, em média, um quilo por pessoa também em um período de dois anos.


Autor: Redação
Fonte: Diário Gaúcho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602