.
 
 
XIII Congresso Brasileiro de Nutrologia
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/09/2009

XIII Congresso Brasileiro de Nutrologia

Experiências de combate à obesidade infantil serão debatidas no evento

Um estudo realizado no interior de São Paulo apontou que, com mudanças na alimentação e no estilo de vida, 41% das crianças com sobrepeso e obesidade obtiveram redução de peso. O Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília, um projeto multidisciplinar, apresentou os resultados positivos da iniciativa no XIII Congresso Brasileiro de Nutrologia.

Foram avaliadas 5 mil crianças, entre 7 e 17 anos, das Redes Municipais de Ensino de Marília, das quais quase 30% do total apresentaram alteração no IMC (Índice de Massa Corporal). Após o programa de emagrecimento, aliado à mudança completa do comportamento inadequado, muitas deixaram de fazer o uso de medicamentos.

De acordo com a Profª. Luciana Pfeifer, coordenadora do projeto, as crianças ficam em média de cinco a seis horas na frente da televisão ou do computador, o que leva muitas vezes ao sedentarismo. "É necessário que haja uma adequação não só da alimentação, mas também dos horários, quantidades e qualidades dos alimentos", aponta Pfeifer.

Para o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Dr. Durval Ribas Filho, a perda de peso só é possível junto com a mudança do estilo de vida de toda a família. "De maneira geral, as crianças se espelham nos pais. Por isso, se eles não mantêm costumes saudáveis, elas também tendem a seguir os maus exemplos", explica.

Alimentação infantil é destaque no Congresso até sexta-feira

Nutrologia Pediátrica e alimentação infantil é um dos temas debatidos no XIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece de 16 a 18 de setembro no centro de convenções do hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Os congressistas participarão de palestras, painéis e debates sobre temas como obesidade, nutrologia pediátrica, longevidade, alimentos funcionais, climatério, diabetes, cirurgia bariátrica, síndrome metabólica, farmacoterapia prolongada, benefícios dos suplementos para atletas, base científica dos organismos geneticamente modificados, nutrigenômica, medicina estética e alergia alimentar, entre outros.

Este ano, a ABRAN espera receber, entre brasileiros e estrangeiros, mais de 2 mil médicos nutrólogos e de outras especialidades (pediatras, geriatras, endocrinologistas e clínicos gerais), profissionais de saúde e estudantes de medicina, além de mais 180 conferencistas. As inscrições estão abertas para médicos, estudantes e profissionais interessados.

Agenda:

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTROLOGIA

XIV Conferência sobre Obesidade e Síndrome Metabólica

VI Conferência de Direito Humano a Alimentação Adequada

VII Annual Meeting International Colleges For Advancements of Nutrition

Data: 16, 17 e 18 de setembro de 2009

Local: Hotel Maksoud Plaza - São Paulo (SP)



 


Autor: Imprensa
Fonte: ABRAN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581