.
 
 
Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/09/2009

Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar

Mais de 500 congressistas de vários Estados estarão no encontro, que terá palestras de representantes do Ministério da Saúde, DENASUS e Governo do Estado de São Paulo

A oitava edição do Audhosp – Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar – tem como objetivo discutir o atual cenário do setor e apresentar os novos caminhos da auditoria e gestão hospitalar. Para isso, focará o principal instrumento de trabalho para os atores do setor: os Sistemas Unificados de Informação.

Com a finalidade de apresentar ferramentas e novos caminhos em prol da excelência em gestão hospitalar, o Congresso reunirá técnicos do setor e representantes do Poder Público, que vão ministrar palestras, participar de mesas-redondas e de outras atividades interativas. “Somente através de uma inter-relação produtiva, sintonizada e eficiente entre gestores, prestadores e auditores, a saúde brasileira poderá avançar”, ressalta José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que organiza o evento.

A gerente técnica da Fehosp, Maria de Fátima Conceição, explica a escolha do tema central: “A Saúde no Brasil - Caminhando Rumo ao Sistema Único de Informação”. Ela aponta o aperfeiçoamento e a melhoria dos sistemas de informação da produção de serviços de saúde para o progresso dos processos de qualidade e para a avaliação e auditoria destes, fundamentais para a nova realidade do setor. “O Audhosp deste ano vem com uma programação voltada para a evolução que houve na implementação da Tabela Unificada e seus aplicativos, sem esquecer da saúde suplementar e as novidades que estão a caminho”, destaca.

Referência – O Audhosp é referência nacional na discussão de temas relacionados ao segmento. A cada ano o evento bate recorde de público devido à grande demanda de participantes. Na última edição, por exemplo, o Congresso reuniu cerca de 600 faturistas, administradores, auditores, gerentes, autorizadores, reguladores, enfermeiros e profissionais da saúde de 22 estados brasileiros.

A responsável pela organização do evento destaca a programação científica como um dos focos de interesse. “Todos os temas pautados para o Audhosp são extremante relevantes, atuais e necessários e serão discutidos por técnicos do setor e representantes governamentais e das agências reguladoras. Este ano, mais uma vez, o número de pré-inscritos é grande. Isso demonstra o interesse e a credibilidade do evento”, prevê Maria Araci Fagundes.

Palestrantes – Além de congressistas de várias regiões do Brasil, a oitava edição do Audhosp terá participação de técnicos e coordenadores do mais alto escalão do poder público e do setor.

Um dos destaques deste ano será a presença de Ana Maria Malik, Coordenadora do GVSaúde da Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo. Ela ministrará a palestra “Qualidade e Acreditação: Isto será exigido de você”. A coordenadora afirma que a expectativa em relação à sua apresentação é grande. “Terei a oportunidade de discutir como aumentar a qualidade dos nossos prestadores, além de mostrar o que pode levar os serviços de saúde a se submeterem a avaliações externas de qualidade”, revela.

Também participarão das atividades Virgínia da Silva Lucas, Consultora Técnica da Coordenadoria Geral dos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde (MS) e Luis Antonio Preto, membro da Coordenadoria do Sistema Municipal de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Outro destaque do evento será a presença do Coordenador de regiões da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), Luiz Maria Ramos Filho, que vai falar sobre Contratualização, Contrato de Gestão, Convênio e OSS, no Painel: “Instrumentos jurídicos para as relações contratuais após o Pacto de Gestão do SUS”.

O Congresso ainda abordará os desafios do monitoramento de indicadores e auditoria, o fluxo do faturamento, processamento e pagamento do Sistema de Informação Hospitalar, assim como também promoverá a troca de experiências sobre a CIH (Comunicação de Internação Hospitalar), o TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar), o TUSS (Tabela Unificada na Saúde Suplementar) e o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), além dos temas qualidade e acreditação.

Pela primeira vez, o diretor do DENASUS vai participar do Audhosp. Na oportunidade, Luís Carlos Bolzan vai comentar as principais novidades do setor de auditoria hospitalar. “Pretendemos abordar a concepção da auditoria apresentada pelo DENASUS, na qual a auditoria é instrumento de gestão com a finalidade de aprimorar as políticas públicas onde é realizado o Sistema único de Saúde (SUS)”, completa Bolzan.

Mais um destaque do encontro será o Painel “Entendendo o fluxo do faturamento, processamento, e pagamento do Sistema de Informação Ambulatorial”, que irá abordar o SIA (Sistema de Informação Ambulatorial), o PAC (Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado), o BPAI (Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado), a FPO (Ficha de Programação Físico Orçamentária), a APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo) e os Relatórios para os gestores e prestadores.

O Chefe de Sessão Técnica, que atua como Auditor Gerente da Gerência Municipal de Auditoria em Saúde, José dos Santos, a Gerente Geral de Integração com o SUS da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) Jussara Macedo Rotzsch e a Coordenadora Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Maria Inês Pordeus Gadelha, também estão entre os principais nomes das atividades propostas deste ano.

O evento também terá a presença da secretária municipal de Saúde de São Pedro, Patrícia Ruschel.

Transporte – Assim como na última edição, o Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar irá oferecer aos congressistas vans gratuitas, que farão o transporte do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, até a sede do evento, o Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro (SP), nos dias 22 e 25.

A organizadora do evento explica a iniciativa. “A ideia das vans é de facilitar o acesso, principalmente, dos congressistas que vem de outros estados e chegarão por meio de transporte aéreo”, destaca Maria Araci Fagundes.

A programação social também promete ser destaque. O jantar de encerramento será um momento de confraternização e de diversão para os congressistas, que participarão, pelo terceiro ano consecutivo, de sorteios de notebooks.
 


Autor: Imprensa
Fonte: Consumidor-RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581