.
 
 
Qual é o momento de procurar um especialista quando não consigo engravidar?
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2017

Qual é o momento de procurar um especialista quando não consigo engravidar?

A cada ano aproximadamente 100 milhões de casais tentam ter filhos naturalmente no mundo todo

A cada ano aproximadamente 100 milhões de casais tentam ter filhos naturalmente no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. E de 10% a 15% deles terão problemas para engravidar.

Muitas vezes, a obstinação em realizar esse sonho naturalmente pode deter a busca por ajuda. De acordo com a ginecologista e especialista em reprodução humana Rafaella Petracco, o tempo que o casal deve esperar para realizar uma consulta depende da idade da mulher. “Mulheres até 35 anos devem aguardar um ano mantendo relações sexuais regulares para buscar ajuda; quando têm entre 35 e 40 anos, devem aguardar seis meses; e acima de 40 anos, a ajuda deve ser procurada imediatamente”, aponta.

Grande parte dos casais engravida no primeiro ano de tentativa. Os que apresentam dificuldade estão divididos entre os que possuem problemas de fertilidade feminina (50%), masculina (50%) ou de ambos (20%). Nesses casos, a especialista explica os primeiros procedimentos que são tomados: “Devemos sempre investigar o casal. Em relação à mulher, é preciso entender a ovulação, a anatomia uterina e a funcionabilidade das trompas. Quando ao parceiro, deve-se realizar um espermograma”.

Tempo de engravidar

Com o cotidiano corrido e os desafios profissionais, muitas mulheres costumam adiar a maternidade. E isso tem efeito direto na fertilidade. Segundo Rafaella, quanto mais tarde se resolve ter um filho, menor as chances de engravidar. “A mulher nasce com o número final de óvulos que terá até entrar na menopausa. Com o passar dos anos, essa reserva vai diminuindo. Acredita-se que, após os 35 anos, a perda da reserva ovariana seja mais acentuada – o que é um dos principais problemas que a idade traz em relação à infertilidade”, explica.

Independentemente da idade, deve-se sempre procurar a opinião do ginecologista para verificar a saúde reprodutiva. O médico iniciará investigando tanto a saúde da mulher quanto a do homem.


Autor: Cláudia Paes
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581