.
 
 
Pediatra explica quais são os cuidados com os dentes dos bebês
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/12/2017

Pediatra explica quais são os cuidados com os dentes dos bebês

Limpeza inicia quando os primeiros dentes surgem

Quando surgem os primeiros dentinhos dos bebês, os pais ficam na dúvida de como cuidar, se é preciso lavar ou não, quais produtos são os mais indicados. Segundo o pediatra membro do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do RS, Renato Santos Coelho, os dentes da primeira dentição normalmente aparecem no segundo semestre de vida do bebê. Em alguns casos mais raros, aparecem antes dos seis meses de idade, assim como alguns casos também iniciam somente após um ano.

- A limpeza da boca dos bebês foi uma prática do passado. Atualmente não se recomenda mais fazer. Acreditava-se que ao fazer isto se prevenia o sapinho, que é uma infecção por um fungo, mas tinha a conotação de sujeira. Crianças em aleitamento materno exclusivo menos ainda, pois o leite materno é rico em IgA, que é um anticorpo de superfície que protege o bebê. A limpeza da boca removeria estas IgA - revela Renato Santos Coelho.

Os cuidados devem iniciar, no entanto, quando aparecem os primeiros dentinhos do bebê.

- Os cuidados essenciais são de higiene dos dentes, com horários de intervalo sem alimentos, para dar tempo a saliva fazer seu papel de neutralizar a acidez. A higiene se inicia assim que nascem os primeiros dentes. Sempre que possível, fazer a higiene após as principais refeições, pela manhã, almoço e antes de dormir. Deve ser feita com uma gaze enrolada no dedo, ou uma escova de dedo ou mesmo uma escova dental tradicional dependendo da idade da criança e da quantidade de dentes ja presentes. Nos bebês com um poucos dentes, é fácil uma gaze enrolada no dedo e usar apenas água. Nos maiores, o uso de dentifrício melhora bsatante a higiene - destaca Renato Santos Coelho.

Segundo o pediatra, a escovação deve ser feita pelos pais nas crianças um pouco maiores. Aos poucos, eles precisam ensinar a criança a fazer, mas sempre com supervisão, pois, no início, eles apenas brincam com a escova na boca. As crianças devem ver os pais fazendo a sua própria higiene, para servir de exemplo.

- Existe pasta de dentes sem flúor para os bebês muito pequenos, que não fazem o enxágue e saibam cuspir, mas foi feito um estudo que, mesmo em pouquíssima quantidade de flúor, a pasta já pode prevenir e proteger os dentes das crianças contra as cáries. Se ela engolir um pouco não causa risco de fluorose. Esta quantidade seria do tamanho de um grão de arroz de pasta de dente - afirma.

O pediatra lembra que é necessário entender que o hábito de escovar os dentes leva anos para a criança internalizar e aceitar como rotina. Também é importante fazer a consulta regular ao dentista desde cedo para habituar a criança e poder criar um vínculo com o profissional, além de não associar a um momento de dor.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602