.
 
 
SESC realiza mobilização estadual em prol da qualidade de vida e do envelhecimento saudável
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/09/2009

SESC realiza mobilização estadual em prol da qualidade de vida e do envelhecimento saudável

Atividades de saúde, lazer, cultura e cidadania fazem parte da programação alusiva ao Dia Nacional do Idoso em várias cidades do Rio Grande do Sul

Em busca da valorização do idoso e em prol do envelhecimento saudável, o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) realiza neste mês uma ampla programação alusiva ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Caminhadas, atividades culturais e recreativas, atendimentos de saúde, apresentações artísticas, mateadas, aulões de ginástica e palestras gratuitas estão na programação de cidades como Uruguaiana, Cruz Alta, Torres, Carazinho, Frederico Westphalen, Gravataí, Gramado, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Ijuí, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Taquara, Carazinho, Passo Fundo, Porto Alegre e outras.

Na Capital, as atividades iniciam neste domingo (dia 27), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Conselho do Idoso de Porto Alegre, com uma caminhada em prol do envelhecimento saudável. A concentração para a atividade acontece, às 9h, na Av. Beira Rio, próximo ao Triângulo das Cuias. No local, haverá a entrega de uma camiseta do evento aos participantes que doarem um quilo de alimento não perecível. A partir das 9h30, inicia a caminhada em direção ao Gasômetro – Prainha. No local, às 10h40, acontece uma sessão de alongamento, seguida de bate-papo com a escritora Izabel Ibias. Às 11h, a Banda P&B se apresenta no local, interpretando MPB e sambas (em caso de chuva, a atividade será cancelada).

De 28 de setembro a 20 de outubro, seguem as atividades do Mês do Idoso em Porto Alegre, numa realização da Prefeitura e do Conselho Municipal do Idoso, com parceria do Sesc/RS (confira a programação completa abaixo).

Sobre os Clubes Sesc Maturidade Ativa - Todos os anos, mais de 3 mil idosos participam das ações desenvolvidas pelos 39 Clubes Sesc Maturidade Ativa espalhados pelo Estado. Com o objetivo de valorizar as pessoas com mais de 50 anos, os Clubes promovem ações de saúde física e mental, de intercâmbio cultural, estímulo ao envolvimento social, ao desenvolvimento do trabalho comunitário e solidário.

Atualmente, Porto Alegre, Lajeado, Bagé, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria, Bento Gonçalves, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Novo Hamburgo, Campo Bom, Cruz Alta, São Leopoldo, Torres, Carazinho, Erechim, Camaquã, Farroupilha, Taquara, Venâncio Aires, Rio Grande, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Pelotas, Passo Fundo, Nova Prata, Gravataí, Dom Pedrito, Gramado, São Borja, São Sepé, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro e Santana do Livramento contam com Clubes Sesc Maturidade Ativa. Para participar, basta ser maior de 50 anos.

As atividades com a terceira idade começaram no Sesc em 1964, quando o primeiro grupo foi implantado no Brasil. Em São Paulo, um grupo de aposentados do comércio passou a se reunir no Sesc para desenvolverem atividades físicas e recreativas. Hoje os grupos já constituem um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual.

Com 63 anos de atuação, o Sesc/RS é uma entidade privada, mantida pelos empresários do setor terciário, que tem como objetivo principal a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. No Rio Grande do Sul, o Sesc é um dos braços operacionais do Sistema Fecomércio-RS e está presente em mais de 400 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br.

SAIBA MAIS - Segundo o censo de 2000, a população de 60 anos ou mais no Brasil era de 14.536.029, contra 10.722.705 em 1991. A proporção de idosos no início da década de 90 era de 7,3%, enquanto que em 2000 essa proporção atingiu 8,6%. Para tanto, o número de idosos aumentou em quase quatro milhões de pessoas, fruto da redução da taxa de natalidade e mortalidade, o qual gera um maior crescimento populacional.

 

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DO IDOSO EM PORTO ALEGRE:

 

27/09

- 9h: Caminhada

Concentração na Av. Beira Rio, próximo ao triângulo das cuias. No local, haverá a entrega de uma camiseta do evento aos participantes que doarem um quilo de alimento não-perecível.

- 9h30: Início da caminhada em direção ao Gasômetro – Prainha.

- 10h40: Alongamento

- 10h50: Bate-papo com a escritora Izabel Ibias

- 11h: Show musical com a Banda P&B, interpretando MPB e sambas

(Em caso de chuva a atividade será cancelada).

 

28/09

- 14h: Abertura da 25ª Semana do Idoso, no Clube Farrapos Av. Cristiano Fischer,1331 – Palestra: “Idoso e o SUAS” (Fasc)

 

29/09

- 14h: Tarde Cultural com a Fasc, no Clube Farrapos

 

30/09

- 14h: Palestra: “Idoso e Direitos Sociais” (Fasc), no Clube Farrapos

 

01/10

- 10h: Maquiagem e embelezamento feito pela Escola Roberto Pasqualine, no Clube Farrapos

- 14h: Baile do Idoso, no Clube Farrapos

 

05/10

- 14h: Sessão na Câmara de Vereadores em homenagem ao Mês do Idoso.

 

06/10

-15h: “Tarde de Encanto e Nostalgia”, programa de auditório (SMC), no Teatro de Câmara Túlio Piva, rua da República n.° 575, com entrada franca

 

07/10

-14h: Palestra “Qualidade de vida na Melhor Idade” sobre prevenção HIV/AIDS, tabagismo, problemas de Memória, câncer de próstata, saúde bucal, alcoolismo, câncer de mama, com professor Mario Sá, na Faculdade QI, Av.Julio de Castilhos,435, Centro Histórico - SMS

 

09/10

- 14h: Torneio de Câmbio, no Ginásio Tesourinha - Inscrições 13h; Congresso Técnico 13h30 (SME)

 

10/10

- 16h: 1º Grenal Idosos (Ex- Atletas da Dupla) - Parque Esportivo da PUC RS

 

13/10

- 14h: Conversando sobre Memória e Alzheimer, com Ana Hartmann, no Teatro do Sesc (Rua Alberto Bins 665)

- 16h: Apresentação Coral Frei Mauro (Centro de Convivência para Pessoa Idosa Santa Clara), no Largo Glênio Peres

Semana 13 a 16/10

-10h: Feira de Artesanato, no Largo Glênio Peres

 

14/10

- 16h: Desfile de Moda Morro da Cruz, no Largo Glênio Peres

 

15/10

-14h: Apresentação de Dança do Ventre e do Coral Fasc, no Auditório da SMA, 14º andar e do Coral da Fasc, no Largo Glênio Peres

- 16h: Apresentação musical Iara Lemos, no Largo Glênio Peres

 

16/10

- 16h: Torneio de Câmbio, no Ginásio Tesourinha - Inscrições: 13h; Congresso Técnico 13h30 (SME)

- 16h: Apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre, na Praça Montevidéu.

 

17/10

- 14h: 2ª Musicalidade, no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga 6681). Ingressos antecipados mediante doação de um litro de leite longa vida nos locais: Secretaria do Instituto de Geriatria da PUCRS, Prefeitura de Porto Alegre, Asilo Padre Cacique e SPAAN.

 

20/10

- 15h: Assinatura do Decreto de criação da Coordenadoria do Idoso, no Salão Nobre do Paço Municipal

- 16h: Chá Cultural para Maturidade, no Café Sesc Centro (Rua Alberto Bins n° 665)

21/10

- 14h30: Apresentação Cultural “As Penélopes”, do Grupo de Dança do Clube Sesc Maturidade Ativa Navegantes, e “Ciumento Velho”, do Grupo de Teatro ‘Saindo do Baú’ do Clube Sesc Maturidade Ativa Campestre. Local: Sesc Campestre (Av. Protásio Alves, 6220).

 


Autor: Elisa Barcellos
Fonte: Fábrika de Notícias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581