.
 
 
Pediatra explica etapas do processo de fala dos bebês
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/05/2017

Pediatra explica etapas do processo de fala dos bebês

Segundo especialista, até um ano e seis meses de vida as crianças devem estar falando

O início da fala das crianças é um marco importante para a família. Muitos pais ficam ansiosos para descobrir qual e quando será a primeira palavra dita pelo bebê. O pediatra do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho, explica o que é previsto na evolução da oratória dos pequenos.

- A fala é um dos aspectos relacionados à comunicação e a linguagem. É para ela acontecer por volta de um ano de idade, porém, observamos que o bebê se comunica através de expressões faciais e sons emitidos já nos primeiros quatro meses, o que chamamos de gorjeios e balbúcios - destaca Coelho.

De acordo com o pediatra, no segundo semestre de vida, o bebê emite sons silábicos como "ma", "ta", "ca" e, depois, dissílabos como "mama", "papa" e "caca".

- Perto de completar um ano, a criança já consegue dar significado às palavras "mama" para a mãe e "papa" para o pai. A partir desta fase, o vocabulário vai aumentando para quatro, cinco e até dez palavras. Da metade do segundo ano em diante, ela começa a juntar palavras usando verbos e pronomes. Em média, até um ano e seis meses de vida as crianças devem estar falando as primeiras palavras, caso contrário, os pais devem procurar uma avaliação com um pediatra - completa Coelho.

Conversar com o bebê de forma a estimular o diálogo é uma das principais formas de auxiliá-lo. O uso de livros para contar histórias também é indicado a partir da segunda metade do primeiro ano. O pediatra da SPRS destaca que a ação não deve se limitar somente à leitura, mas utilizar recursos como sinais com as mãos, expressões faciais e sons para fazer com que a criança participe da história de forma interativa.

Por outro lado, o uso excessivo de telas como televisões, tablets e smartphones pode atrapalhar por provocar irritação e sono agitado em bebês pequenos.


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602