.
 
 
Como usar bem o décimo terceiro salário
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/12/2016

Como usar bem o décimo terceiro salário

Artigo do CEO da Unicred do Brasil, Luciano Fantin

O final do ano está se aproximando e muitas pessoas já estão pensando no que fazer quando receberem o 13º salário. Surgem, aí, algumas dúvidas sobre a melhor maneira de utilizar o dinheiro extra: pagar contas, comprar presentes ou investir pensando no futuro, como em fundos de renda fixa ou títulos de previdência privada?

A decisão a ser tomada varia de acordo com o perfil familiar, por isso, antes de decidir o que fazer, é fundamental saber as receitas e as despesas da família. Fazer um controle do dinheiro que entra e que sai, anotando todos os gastos por tipo é muito importante: padaria, posto de gasolina, supermercado, escola, luz, água, etc. Só assim você descobrirá para onde vai seu dinheiro e conseguirá identificar possibilidades para cortar eventuais excessos.

Com as informações no papel, ou numa planilha, já dá para ter noção do que fazer com o 13º. Se a família estiver endividada, guardar parte do valor recebido para quitar, parcial ou totalmente, uma dívida atrasada, evitando desconforto com a inclusão dos seus dados em serviços de proteção ao crédito, pode ser uma boa alternativa.

O montante também pode ser usado para as tradicionais despesas de início de ano, como IPVA e IPTU. Normalmente, estes impostos, quando pagos à vista, rendem bons descontos. Mas, lembre-se que é importante avaliar todas as suas despesas de janeiro e só pagar o total se o valor não representar um peso a mais no seu orçamento.

Caso não tenha dívidas e queira ter uma aposentadoria tranquila, vale a pena investir o dinheiro extra em previdência privada. Hoje, as cooperativas de crédito possuem planos acessíveis, com taxas de administração mais baixas, e que repassam integralmente a rentabilidade do plano, diferentemente dos modelos de instituições financeiras tradicionais. O Plano Precaver da Quanta Previdência Unicred, no perfil conservador, por exemplo, nos últimos doze meses, teve rentabilidade de 14,39%, já que não possui taxa de carregamento.

Outro destino que parte do 13º salário pode ter é a aplicação em fundos de renda fixa. No caso das cooperativas de crédito, um dos mais rentáveis é o Recibo de Depósito Cooperativo, similar ao CDB e com ganhos de rentabilidade progressiva, que variam de 80 a 100% do CDI. Somados as sobras a que os cooperados têm direito, esse percentual pode até se tornar maior.

Claro que cabe a cada família tomar a decisão final sobre a destinação dos recursos, analisando friamente a quantia. Nada impede que você compre um presente de final de ano para um ente querido com o dinheiro, mas prefira sempre fazer esta compra à vista, negociando desconto e evitando juros abusivos.

Mas, manter as despesas na ponta do lápis e reservar um dinheiro para imprevistos evita que você se endivide e tenha problemas de restrição de crédito, permitindo que você tenha uma vida financeira tranquila e sustentável.


Autor: Luciano Fantin
Fonte: Tamer

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602