A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) recebeu de forma positiva a decisão do Ministério da Saúde de antecipar o início da campanha de vacinação contra a gripe em 2017. De acordo com o médico do Comitê de Infectologia da SPRS, Juarez Cunha, a medida era uma reivindicação das sociedades científicas do estado há vários anos. Isso ficou mais evidenciado no ano passado, quando muitos casos de gripe ocorreram ainda no outono, antes da campanha.
- É uma ótima notícia. No ano passado, ocorreram casos sérios de gripe antes da vacinação em todo país. Agora, temos que estimular os pais a levarem seus filhos para os postos de saúde no início do período da vacina, pois ela demora de quinze a trinta dias para proteger. Os grupos de risco precisam estar atentos, lembrando que todas as crianças de seis meses a cinco anos devem ser imunizadas - destaca Juarez Cunha.
A campanha de vacinação contra a gripe inicia-se no dia 10 de abril para os grupos prioritários, que são os doentes crônicos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e idosos.