.
 
 
Santa Casa lança nova alternativa de assistência à saúde: Pacote Social
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/03/2017

Santa Casa lança nova alternativa de assistência à saúde: Pacote Social

O Pacote Social irá oferecer uma série de procedimentos com base no custo efetivo, incluindo honorários médicos, e valores mais acessíveis

A partir desta segunda-feira, dia 20, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre passa a oferecer para a comunidade uma nova alternativa assistencial. O Pacote Social será composto por uma série de procedimentos que podem ser realizados com base no custo efetivo de internação, medicamentos, material e honorários médicos em acomodações não privativas. É uma opção acessível para as pessoas que não têm ou perderam plano de saúde, contribuindo para a resolução de casos que, com o tempo, acabam agravando, comprometendo a saúde das pessoas e superlotando as emergências. A Santa Casa não tem como fazer isso gratuitamente ou pelo SUS, porque trabalha com limite de recursos contratado com o gestor do sistema público, o qual deixa prejuízo superior a R$ 122 milhões por ano. De todos os procedimentos que a Santa Casa realiza, 67% são destinados ao SUS.

O Pacote Social contemplará, inicialmente, mais de 35 procedimentos cirúrgicos, alguns ambulatoriais, de grande necessidade, mas não de urgência, como vasectomia, cirurgia de varizes, retirada de vesícula, cirurgia de hérnia e cirurgia de fimose. O objetivo é disponibilizar esses tratamentos para a população, usufruindo das especialidades e estrutura que a Santa Casa já possui, com profissionais altamente capacitados.

Devido à crise brasileira, nos últimos dois anos, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quase 80 mil pessoas deixaram de contratar ou perderam planos de saúde no Rio Grande do Sul, situação que aumenta a procura pelo SUS ou de soluções particulares, que normalmente apresentam custos proibitivos para a maior parte das pessoas. Em nível nacional, no mesmo período, foi registrada uma redução 2,7 milhões de usuários de planos de saúde.

Para o diretor-geral de Relações Institucionais da Santa Casa, Julio Flávio Dornelles de Matos, a instituição reforça com o Pacote Social o compromisso de estar atenta às necessidades da população, sem comprometer o atendimento que hoje já é realizado. “Historicamente, a Santa Casa sempre esteve ao lado de todas as pessoas, nas diversas classes, atendendo as necessidades básicas, mas também inovando em todos os campos da saúde. Essa é mais uma entrega social que realizamos, aproveitando condições que só um complexo como o nosso pode oferecer”, destaca Matos. A Santa Casa contabiliza, anualmente, 815 mil consultas, 49 mil internações, 57 mil cirurgias e 5.460 milhões de serviços de diagnóstico e tratamento.

A lista de procedimentos e outras informações sobre o Pacote Social podem ser consultadas em www.santacasa.tche.br/pacotesocial. Mais informações pelo telefone (51) 3214-8000.

SAIBA MAIS:

Os procedimento do Pacote Social são gratuitos?
Não. Trata-se de uma alternativa cujo custo é mais acessível à população. Este valor inclui todos os custos hospitalares e de honorários médicos, incluindo anestesista. A acomodação é em quartos com até três leitos.

Estou aguardando a realização de cirurgia pelo SUS. Posso fazer antes pelo Pacote Social?

Se você estiver na fila aguardando a realização do procedimento na Santa Casa, não será possível, pois a Santa Casa presta assistência pelo SUS. Caso não esteja na fila, poderá contatar o telefone (51) 3214-8000 para verificar a possibilidade de agendamento.

É necessário ter indicação médica para realizar o procedimento cirúrgico?
Sim.

Como consigo o encaminhamento médico?

Por meio da consulta com seu médico ou a partir de atendimentos realizados em postos de saúde, clínicas populares, etc. O importante é que o paciente já tenha um diagnóstico inicial indicando que o procedimento deve ser realizado.

Posso fazer consulta pelo Pacote Social?

Sim, mas somente para a confirmação do diagnóstico emitido pelo seu médico indicando um dos procedimentos contemplados no Pacote Social.

Quanto custa a consulta dentro do Pacote Social?
O valor é de R$ 50,00, mas somente para confirmação do diagnóstico emitido pelo seu médico, indicando um dos procedimentos contemplados no Pacote Social.

Posso realizar os exames que o médico do Pacote Social solicitar na Santa Casa?

Sim, poderá mediante consulta de confirmação e com a devida solicitação identificada com a marca Pacote Social.

Os valores dos exames para quem irá utilizar o Pacote Social são os mesmos dos procedimentos particulares na Santa Casa?
Não, os valores para estes exames também possuem preços reduzidos.

Todos os médicos da Santa Casa estão no Pacote Social?
Não. Há um grupo de médicos com agenda específica.

Preciso ter exames para fazer a consulta?

Preferencialmente, desde que tenham, no máximo, um ano para os exames de imagem, mas não é obrigatório.

É possível parcelar o custo do atendimento no Pacote Social?

Sim, é possível parcelar em até 10 vezes por meio de cartão de crédito.


Autor: Tiago Vasques
Fonte: CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581