.
 
 
Uso de dados para prevenir doenças é tema de palestra do 8° Seminário UNIDAS
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/04/2017

Uso de dados para prevenir doenças é tema de palestra do 8° Seminário UNIDAS

Evento acontece nos dias 10 e 11 de abril, no Hotel Windsor Plaza Brasília

Ainda pouco explorada no Brasil, a modelagem ou análise preditiva permite identificar a população que terá maior necessidade de intervenção médica no futuro. Como funciona a técnica e como ela pode reduzir os custos das empresas é o cerne da palestra da Dra. Ana Cláudia Pinto, diretora de Produtos da Healthways, , durante o 8° Seminário UNIDAS – Práticas Inovadoras na Gestão da Saúde. O evento acontece nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília, no Hotel Windsor Plaza Brasília.

Segundo Dra. Ana, longe de ser “bola de cristal”, a análise se baseia em um grande volume de dados, estatísticas e algoritmos para detectar tendências ou encontrar padrões de comportamento. Possível de ser aplicada em diversas situações, na área da saúde a técnica pode determinar a probabilidade de um paciente ser reinternado, conforme seus fatores de risco. Ou, então, baseando-se em dados de sinistros, criar um ranking de pessoas que podem gerar alto custo no futuro.

“Nosso desafio em saúde é saber o que devemos priorizar, e a modelagem preditiva oferece essa hierarquização para identificar e evitar problemas futuros com maior precisão”, explica a especialista em gestão de qualidade de vida. Ao aplicar o método e definir um grupo de pessoas que necessitam de intervenção em curto prazo, as empresas podem investir em ações específicas e evitar custos futuros desnecessários, além da complicação de doenças crônicas.

A diretora enfatiza também que o método responde uma pergunta de cada vez, como, por exemplo, “quais são as pessoas que têm alto risco de gerar alto custo nos próximos 12 meses?”. Os resultados dessa dúvida dividem o grupo de pessoas pesquisadas em segmentos, para se aplicar o recurso correto a cada um deles. “Temos recursos limitados e precisamos entender em que pessoas podemos fazer uma ação de cuidado mais intensiva, para evitar cuidados maiores depois, tanto no ponto de vista de custos como no de melhoria de saúde e qualidade de vida”, completa.

Serviço

Palestra: Tecnologia a Serviço da Prevenção (Dra. Ana Cláudia Pinto, diretora de Produtos da Healthways)
Data: 11 de abril (terça-feira)
Hora: 10 horas
Local: Hotel Windsor Plaza Brasília (SHS Qd 05 bl. H) - Brasília
Mais informações: www.unidas.org.br/8seminario


Autor: Redação
Fonte: A4&Holofote

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581