.
 
 
Instituto Ética Saúde encerra o 26º Congresso FEHOSP, com tema “Ética e Transparência”
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/05/2017

Instituto Ética Saúde encerra o 26º Congresso FEHOSP, com tema “Ética e Transparência”

O evento foi realizado em Atibaia, interior de São Paulo, na semana passada

“É preciso ter convicção, coragem, estratégia e ação”. Foi este o conselho do presidente do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, para quem deseja aplicar o Compliance em sua instituição ou empresa, durante o encerramento do 26º Congresso FEHOSP. O evento foi realizado em Atibaia, interior de São Paulo, na semana passada.

Também participaram do painel "Ética e Transparência como Novos Pilares da Governança" o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip; o diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp, Edson Rogatti; o procurador Regional da República lotado na Procuradoria Regional da República da 3ª Região; Carlos Fernando dos Santos Lima; a professora de Direito Empresarial, Ética e Direitos Humanos na Faculdade de Direito da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Tae Young Cho; e o presidente Executivo da Interfarma, Antonio Britto.

Libório enfatizou que durante a trajetória do Instituto Ética Saúde, muitas pessoas questionaram o projeto e hoje o Acordo Setorial, idealizado e criado pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes – ABRAIDI - juntamente com o Instituto Ethos, é referência para a área da saúde e para outros segmentos. “Conseguimos reunir em uma mesma mesa de diálogo os diferentes agentes do setor – fabricantes, distribuidores, hospitais e médicos. Esperamos que os planos de saúde se unam a nós o quanto antes, para juntos debatermos e trabalharmos pela ética e transparência na saúde”, disse.

Os resultados do Canal de Denúncias, que já tem 506 denúncias e 1200 denunciados contabilizados até março, foram apresentados pelo presidente do Instituto Ética Saúde. “Os casos que não envolvem as associadas estão sendo entregues às autoridades competentes para os devidos encaminhamentos. Já os 50 casos que envolvem associadas do IES estão sendo apurados e as empresas notificadas para prepararem suas defesas”, explicou Gláucio Pegurin Libório. Ele lembrou que as denúncias ao Canal podem ser feitas pelo www.eticasaude.com.br ou pelo 0800-741-0015.

O 26º Congresso FEHOSP teve como tema a Governança e a Interdependência e reuniu mais de 600 participantes.

Sobre o Ética Saúde
​
O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.

Este arcabouço será fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.com.br ou o 0800-741-0015. O Instituto Ética Saúde tem a governança formada por uma Assembleia Geral, onde fazem parte todos os associados; um Conselho de Administração, com mandato de dois anos e eleito pela Assembleia Geral; um Conselho Consultivo com representantes de entidades de todos os segmentos do setor de saúde; e o Conselho de Ética, órgão de caráter disciplinar formado por três integrantes, sem qualquer vínculo com o setor de saúde que emite instruções normativas orientativas para o setor e julga eventuais condutas contrárias aos princípios do Ética Saúde.

São atualmente integrantes do Conselho de Ética: o subprocurador Geral da República, Antônio Fonseca, o presidente do Fórum Nacional Contra Pirataria, Edson Luiz Vismona e o professor da Universidade de São Paulo, Celso de Hildebrand e Grisi. E do Conselho Consultivo: além do Ethos e ABRAIDI, a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS, Associação Brasileira de Auditores em Saúde – AUDIF, Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - FEHOSP, Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO, Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, Associação Médica Brasileira - AMB, Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV e Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC. 


Autor: Redação
Fonte: DOC Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602