.
 
 
Moinhos de Vento ministra encontro regional do Projeto Paciente Seguro em Brasília
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/07/2017

Moinhos de Vento ministra encontro regional do Projeto Paciente Seguro em Brasília

Evento reuniu 40 profissionais das instituições que integram o projeto no centro-oeste

Compartilhar soluções para buscar melhorias na segurança do paciente. Esse foi o principal objetivo da oficina realizada nos dias 20 e 21 de julho no Hospital Regional da Asa Norte, juntamente com os representantes do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), do Mato Grosso do Sul.

Os encontros também acontecerão em outras quatro regiões do Brasil para buscar soluções comuns e compartilhar práticas de cuidado seguro de forma a respeitar a cultura local.

A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Fazem parte do projeto 15 instituições de todo o país, que se uniram para buscar soluções que previnam incidentes indesejados que resultam em danos para o paciente. Buscando melhorar a segurança de usuários em hospitais públicos, o projeto Paciente Seguro tem com base o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Ana Maria Lacerda, coordenadora do PNSP no Ministério da Saúde, destacou que o projeto tem grande importância por seu caráter multiplicador. Segundo ela, a iniciativa tem um papel na mudança de cultura, no aprendizado contínuo e nas melhorias que ocorrerão no ambiente hospitalar.

A líder do projeto do Escritório PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento, Elenara Ribas, pontua que a oportunidade serviu para a troca de experiências e para mostrar o aprendizado adquirido até o momento. “O objetivo é construir uma rede de conhecimentos que permita a troca de soluções entre as instituições”, diz.

Organização de processos e melhoria das práticas

Segundo a enfermeira Renata Ferreira, líder da iniciativa no HRAN, as metodologias propostas facilitam as atividades realizadas e norteiam as ações em favor da segurança do paciente. Um dos exemplos bem-sucedidos na instituição, desde a implantação do projeto na unidade de cirurgia geral, foi a redução de quedas a partir da adoção de métodos simples e orientações às equipes e aos pacientes – como a indicação do uso adequado de sapatos e vestimentas antes da internação, a adoção de um checklist para internação e reuniões com os pacientes e familiares sobre o risco de quedas. "Este é um projeto abraçado por todos do hospital", salientou José Adorno, diretor do HRAN, na abertura do evento.

No Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, o projeto também trouxe resultados positivos. “As ferramentas e estratégias da iniciativa contribuem com o processo”, reforça a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da instituição, Angela Mendonça de Souza.

O evento contou com a presença de enfermeiros, farmacêuticos e médicos gestores do projeto nas duas instituições da região centro-oeste, além da participação de técnicos do Ministério da Saúde. As próximas cidades a sediarem os encontros serão Santo André/SP, Manaus/AM, Natal/RN e Curitiba/PR.

Estatísticas apontam que 10% dos pacientes no Brasil sofrem algum episódio inesperado durante o período de internação devido a complicações decorrentes do cuidado médico e assistencial. No entanto, cerca de 70% desses casos podem ser evitados por meio da adoção de melhores práticas, desenhos de processos mais seguros, capacitação e comprometimento de líderes e profissionais. 


Autor: Antonio Felipe Purcino
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581