.
 
 
Poesias para aliviar a dor
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/07/2017

Poesias para aliviar a dor

Jornada Nacional de Literatura promove a jornalização da saúde em atividade realizada no Hospital da Cidade de Passo Fundo

As poesias de Carlos Drummond de Andrade invadiram as sessões de quimioterapia da Oncologia do Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo nesta quinta-feira, 27 de julho: “Amor é dado de graça. É semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários...”. O trecho de “As Sem Razões do Amor” e outras várias poesias de um dos maiores poetas brasileiros emocionaram o paciente Aurélio Frigotto, 73 anos, que mora na cidade de David Canabarro, no Norte do Estado do Rio Grande do Sul, e que está em tratamento oncológico no hospital. “Não conhecia este poeta, mas são poesias boas demais. É sempre bom aprender algo novo, né. Vai ter mais poesia hoje?”, pergunta Frigotto.

E assim a poesia também invadiu outros corredores até chegar na Brinquedoteca do hospital e fazer brilhar os olhos das crianças que lá esperavam para escutar as lendas do Brasil, a partir da obra de Clarice Lispector, “Como Nasceram as estrelas”. “Não sei se as historinhas foram tão envolventes pra ela, quanto foram para mim. Ficar o dia inteiro no hospital deixa a gente saturado. É tão bom ouvir historinhas. A ação da Jornada foi maravilhosa”, comentou Sabrina Vieira, mãe da pequena Heloísa, internada há alguns dias na Pediatria.

Essas atividades fazem parte do projeto “Saúde Jornalizada: A arte literária no HC”, promovida pela Jornada Nacional de Literatura em parceria com o Hospital da Cidade, por meio do Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico (Napon), organizado pela Comissão de Suporte Oncológico e Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS. “Como movimentação cultural permanente com mais de três década, a Jornada notabilizou-se por abordar a leitura literária em uma perspectiva plural do ato de ler. Para os formadores de leitores que compõem a equipe das Jornadas, enfatiza-se a leitura como gesto articulado à múltiplas plataformas, linguagens, códigos e suportes”, destacou um dos coordenadores da Jornada, Miguel Rettenmaier.

Respondendo à pergunta do seu Aurélio Frigotto, indagada no início dessa notícia, vai ter outras ações de leitura para pacientes sim. As atividades acontecerão a cada 15 dias, até final de setembro. O trabalho será desenvolvido a partir das obras dos autores convidados à Jornada e à Jornadinha, bem como das obras dos autores homenageados: Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar. As leituras serão realizadas para pacientes da pediatria e para os pacientes em tratamento onco-hematológico. O trabalho mobilizará tanto a equipe da Jornada (alunos extensionistas e coordenação da Jornada) quanto os grupos de apoio da área da saúde. “Trazer a Jornada para dentro de uma instituição hospitalar é algo inovador. Essa ação faz com que os pacientes saiam daquela situação de dor, do tratamento, da doença e traz um momento de saúde, de boas lembranças, de momentos alegres”, ressalta a nutricionista do HC, Claudia Nunes Pimentel, que integra a equipe multiprofissional do hospital.

Para os alunos extensionistas que participam da ação voluntariamente, ler as poesias para os pacientes é tão emocionante quanto escutá-las. “Os pacientes que estão aqui passam por uma situação delicada. Não estamos trazendo só literatura, mas um sorriso e a alegria. Essa experiência traz crescimento e maturidade para nós. Estamos lendo Drummond e, portanto, falando de amor, de algo existencial, e queremos muito tocar o fundo do coração deles”, declara a aluna do Integrado UPF, Amanda Dall'Agnol, de 17 anos, extensionista da Jornada.

A Jornada e a Jornadinha

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura acontecem de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS. As Jornadas Literárias acontecem há 36 anos e são uma das maiores movimentações literárias da América Latina. Reúnem leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo principal de formar leitores.

Entre os escritores que participarão da Jornada estão Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Débora Ferraz, Federico Andahazi, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mario Corso, Mário Rodrigues, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho, Roger Mello e Zeca Camargo.

A Jornadinha é voltada para os públicos infantil e juvenil do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A programação prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Alexandre de Castro Gomes, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, o angolano Ondjaki, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas até o dia 21 de agosto e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, do Sesi, da BSBIOS e da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos.


Autor: Redação
Fonte: Universidade de Passo Fundo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602