.
 
 
Evento alerta para conforto e saúde do trabalhador
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/09/2017

Evento alerta para conforto e saúde do trabalhador

Jornada Internacional reúne profissionais de diversas áreas para aprimorar conhecimentos e aplicação da ergonomia

Quando abordados em um contexto amplo, o conforto e a saúde dos trabalhadores refletem em melhores condições de desempenho e bem-estar. Desta forma, as novas relações “homem-máquina” e a expansão dos postos de trabalho exigiram, nos últimos anos, que fossem levadas em consideração, as características pessoais nos ambientes de serviço.

O conceito, conhecido como ergonomia, está em debate na V Jornada Internacional ABERGO de Ergonomia, que teve início na quarta-feira (27/09) e segue até sexta-feira (29/09), no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

- Precisamos compreender que um posto de trabalho nem sempre vai ser ocupado por outro colaborador com as mesmas características, já que um pode ser canhoto e outro destro, alto ou baixo, por exemplo. Esta adaptação deve ser feita pela empresa através de um ergonomista, profissional que tem conhecimento destes riscos com maior especificidade. É ele quem pode resolver questões como o excesso de ruído, iluminação e mobiliário – explica o diretor de patrimônio da AMRIGS e mestre em engenharia de produção com concentração em ergonomia, Dirceu Rodrigues.

A ergonomia é reconhecida pela legislação trabalhista e previdenciária, que dispõem sobre a necessidade de adaptação do posto de trabalho conforme a característica particular para a saúde e conforto do trabalhador.

Ao longo destes três dias, profissionais de diferentes áreas de atuação, da medicina à engenharia, participam de cursos, atividades, conferências e workshops com palestrantes nacionais e internacionais, compartilhando experiências e apontando os desafios futuros, como as adaptações para cada tipo de atividade.

De forma simultânea, ocorre o 1° Encontro da rede IEA/BRICS, formado pela International Ergonomics Association com os países que formam o grupo político de cooperação, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mais informações podem ser obtidas através do site ufrgs.br/jornadainternacionalabergo/programacao


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602