.
 
 
Casa de Apoio Madre Ana atinge a marca de mil hóspedes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/10/2017

Casa de Apoio Madre Ana atinge a marca de mil hóspedes

Pacientes da Santa Casa de Misericórdia e familiares contam com o acolhimento e auxílio oferecido no local

Inaugurada em maio de 2016, a Casa de Apoio Madre Ana, instituição de apoio aos pacientes em tratamento na Santa Casa de Misericórdia, chega ao marco de mil hóspedes. O lar temporário para pacientes e seus familiares oferece conforto e tranquilidade para aqueles que buscam tratamento em um dos hospitais do complexo, mas não possuem condições financeiras para arcar com hospedagem na Capital.

A maioria dos hóspedes da Madre Ana é formada por pacientes oncológicos, de transplante e de cirurgia cardíaca pediátrica e ficam, em média, 14 dias. Desses, 70% são crianças que estão em tratamento no Hospital da Criança Santo Antônio, sendo assim, o número abarca tanto os pacientes quanto seus acompanhantes – na maior parte, a mãe. “Hoje, pouquíssimos hospitais no Brasil realizam cirurgias cardíacas pediátricas e muitas crianças são enviadas aqui para a Santa Casa por sermos um centro de referência. Esta é apenas uma das situações em que recebemos pacientes que vêm de muito longe e não têm onde permanecer durante o tratamento”, salienta o diretor-médico do Hospital São Francisco, Fernando Lucchese, presidente do Conselho Gestor da Casa de Apoio Madre Ana.

Adriane Barboza, responsável pela gestão da Casa de Apoio Madre Ana e Coordenadora do Serviço Social da Santa Casa de Porto Alegre, explica que Santa Catarina é o Estado que mais encaminha casos, seguido por Paraíba, Acre, Amapá e Tocantins. Explica ainda que, na Casa de Apoio, o paciente e seu familiar tem as suas necessidades básicas atendidas de forma integral, além de participarem de atividades educativas, culturais e recreativas, como os Concertos da Orquestra Jovem do RS na Capela Sagrado Coração de Jesus uma vez por mês, GNC Cinema Praia de Belas, Teatro do Centro-Histórico Cultural da Santa Casa entre outros.

As datas festivas também não passam em branco, nem os aniversariantes hospedados. O Dia das Mães, por exemplo, contou com dois eventos especiais, uma oficina de auto maquiagem e visita guiada ao Sport Club Internacional e presentes para todas as mães. Um grande destaque é o churrasco da Semana Farroupilha, onde a diversidade cultural é ponto alto desta confraternização.

O acesso à Casa de Apoio contempla às famílias mais necessitadas, razão pela qual os critérios foram construídos pelo Serviço Social da Santa Casa e Conselho Provedor e de Acompanhamento, responsáveis pela gestão administrativa e operacional. A manutenção do local é feito por meio de doações. Para saber como ajudar, entre em www.santacasa.org.br/casadeapoiomadreana, curta a Fan Page ou entre em contato pelo e-mail projetos@santacasa.tche.br ou pelo telefone 51 3214 8978.  


Autor: Tiago Vasques
Fonte: CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602