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“Homem que se previne é outra coisa”
 
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18/11/2017

“Homem que se previne é outra coisa”

Campanha de Novembro Azul da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre alerta para os preconceitos masculinos na hora de cuidar da própria saúde

Pensamentos do tipo “só fui ao médico porque um amigo adoeceu. Fiquei com medo”, “sei que nunca vou ficar doente. Sou muito forte”, e outros tantos utilizados como justificativas por homens de todo o País quando é preciso cuidar da própria saúde, ilustram a nova campanha da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para o Novembro Azul deste ano. Os materiais são assinados pelo Hospital Santa Clara – unidade geral de adultos – e alertam para que homens de todas as idades deixem de lado velhos preconceitos, evitando assim o diagnóstico tardio de muitas doenças.

“De maneira leve e humorada, colocamos os homens frente a frente com suas ‘desculpas’ para não visitar o médico e fazer exames regularmente. Entre os motivos, estão barreiras socioculturais, identificadas em estudos do próprio Ministério da Saúde, e que permeiam a cabeça do sexo masculino”, destaca Andréa Schüür, gerente de Comunicação e Marketing da instituição. Entre as doenças que mais afetam os homens (ex.: doenças do aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho digestivo, doenças infecciosas e parasitárias, como o HIV, e doenças respiratórias), os óbitos são mais frequentes entre o sexo masculino*.

Originalmente, o Novembro Azul tem como foco a prevenção do câncer de próstata, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, sendo considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

A campanha pode ser conferida nas redes sociais da Santa Casa e em peças de ambientação interna e externa da instituição, além de anúncios em jornais, spots em rádios e vídeo para TV. Ao longo do mês, a Santa Casa também realizará algumas ações de engajamento junto a influenciadores, médicos, funcionários e sociedade em geral. O Novembro Azul é, acima de tudo, um alerta para que os homens pratiquem hábitos saudáveis e estabeleçam rotinas de consultas e exames.

FICHA TÉCNICA:

Criação: CDN Sul - Núcleo de Inteligência Criativa
Diretor Criativo: Cado Bottega
Direção de Arte e Ilustração: Mário Neto
Produção de Áudio: Radioativa Produtora
Direção de Áudio: Carina Donida e Marcelo Figueiredo
Direção de Filme: Bruno dos Anjos
Aprovação do Cliente: Andréa Schuur e Carla Golbert

*Fonte: MS/SVS/CGIAE - Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM 


Autor: Tiago Vasques
Fonte: CDN

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