.
 
 
Adereços de carnaval, como glitter e cílios de LED, podem comprometer a visão
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/02/2018

Adereços de carnaval, como glitter e cílios de LED, podem comprometer a visão

Especialista do CEMA explica por que esses materiais podem ser prejudiciais aos olhos e o que fazer para evitar danos à saúde

Pedaços de plástico, folhas de alumínio, óxidos de ferro e bismuto, dióxido de titânio, todos pintados com cores vibrantes, metálicas e neon. Você usaria essa mistura nos olhos? Embora poucos saibam, essa é a composição do glitter, o hit do carnaval e de todos os eventos que demandam uma boa dose de brilho. No entanto, esse item tão radiante pode prejudicar os olhos, e até mesmo comprometer a visão. Não somente ele, mas maquiagens de procedência duvidosa, cílios postiços ou de LED e spray de espuma também podem ser nocivos. “Esses materiais podem ser prejudiciais à vista, caso encostem na superfície da córnea, o que pode causar lesões, como infecções graves, que vão desde cicatrizes corneanas até a possibilidade de perda visual”, explica a especialista em Plástica Ocular e Vias Lacrimais do Hospital CEMA, Rita de Cássia Lima Obeid.

Além do aspecto abrasivo desses itens, a não higienização correta pode levar bactérias e fungos aos olhos. E aí já sabe: é problema de saúde na certa. Os cílios postiços e os de LED, por exemplo, podem fazer a cola usada escorrer, causando problemas visuais. O mesmo acontece com o spray de espuma que, em contato com a córnea, causa irritação e até lesões mais graves, como queimaduras e úlceras. “Todos esses materiais, em excesso, podem atingir a superfície corneana e levar a quadros que vão, desde ceratites até úlceras”, explica a médica.

Para não acabar com a folia de ninguém em festas e no carnaval, é essencial proteger a visão desses componentes abrasivos. Além disso, não usar com muita frequência maquiagens pesadas, tais como cílios postiços e, quando colocá-los, tomar cuidado para a cola não escorrer para a superfície corneana. “Evitar o excesso, de maneira geral, é o mais recomendável. Fazer uma boa higiene do local com produtos apropriados e sempre retirar a maquiagem são algumas medidas a serem adotadas por quem vai curtir o carnaval”, detalha a especialista.

O importante é não deixar nada cair nos olhos, pois pode agredir e provocar doenças, atingindo a córnea, que é muito sensível. Para tirar o excesso, vale recorrer a um demaquilante cremoso e mesmo um pouco de condicionador. Tudo feito com muito cuidado para que a folia deixe na memória apenas lembranças boas.

Sobre o CEMA

Referência no atendimento especializado de olhos, ouvidos, nariz e garganta há mais de 40 anos, o Hospital CEMA atende os mais variados planos de saúde e clientes particulares. O Hospital mantém a unidade e o pronto-atendimento funcionando 24 horas, 7 dias por semana. Possui ainda clínicas de especialidades complementares em cardiologia, neurologia (dor), fonoaudiologia, medicina do sono, bucomaxilofacial, cirurgia plástica estética, orientação nutricional, odontologia e ortodontia, com atendimento exclusivo com hora marcada, além de unidades ambulatoriais em todas as regiões de São Paulo e em São Bernardo do Campo, no ABC.

Para mais informações sobre o Hospital e seu braço social, o Instituto CEMA, acesse: www.cemahospital.com.br.


Autor: Cintia Ferreira
Fonte: Assessoria de imprensa CEMA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602