.
 
 
Outubro Rosa ilumina sede da CliniOnco
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/10/2009

Outubro Rosa ilumina sede da CliniOnco

O Outubro Rosa é o movimento mundial de luta contra o câncer de mama

O Outubro Rosa, movimento mundial de luta contra o câncer de mama, organizado no Estado pelo IMAMA – Instituto da Mama do RS, iluminará na cor da causa a sede da CliniOnco, clínica de Porto Alegre especializada em oncologia, no dia 08/10. A iluminação será marcada por um coquetel, com início às 19h30 e por palestra sobre o câncer de mama. Localizado na Rua Dona Laura, 204, no bairro Moinhos de Vento, o prédio permanecerá iluminado até o dia 10/10.

“O câncer de mama apresenta elevadas chances de cura, mas, para isso, precisa ser diagnosticado cedo. Por isso esta campanha é tão importante”, afirma Jeferson Vinholes, oncologista e diretor técnico da CliniOnco. O movimento Outubro Rosa foi lançado em evento no Memorial do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110), no início do mês, e contou com a iluminação do Monumento a Júlio de Castilhos, na capital, e de prédios públicos e privados no interior do Estado.

No mesmo dia 08, o movimento terá início em Bento Gonçalves – será iluminado o prédio da Prefeitura Municipal. No dia 10, canhões de luz serão acesos na Igreja Matriz, em Triunfo. E, de 15 a 18, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, recebe as cores da causa. No dia 17, a Unidade Regional do IMAMA de Bento Gonçalves realizará a 5ª Caminhada das Vitoriosas no município, que reúne mulheres que passaram pelo câncer de mama, amigos, familiares e apoiadores da causa para mostrar que a doença tem cura. A concentração será às 9h, na Praça Aquiles Mincarone. As luzes da causa também iluminarão o Palácio da Justiça, em Porto Alegre, de 20 a 23 de outubro.

Com o objetivo de promover a educação para a saúde integral, o IMAMA também promoverá o Dia do Autocuidado, com edições em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Triunfo, no dia 24/10. Na capital, serão montadas tendas temáticas no Parque Germânia, onde serão abordadas questões importantes sobre os cuidados com a saúde. Em Bento Gonçalves, as tendas serão armadas na Via Del Vino.

Campanha – Durante o movimento, será divulgada a campanha “Mamografia: Agora é Lei!”, com o objetivo de tornar realidade o que promete a lei 11.664/2008, de 29 de abril de 2009, que garante o acesso à mamografia acima de 40. “Infelizmente, no Brasil, metade das mulheres com mais de 50 anos nunca fizeram mamografia. É por elas e por tantas outras que tem a chance de chegar cedo e optar pela vida que precisamos lutar para que essa lei realmente saia do papel”, sublinha a presidente do IMAMA, Maira Caleffi.

O movimento Outubro Rosa acontece paralelamente em diversos estados brasileiros. No Rio de Janeiro, por exemplo, as luzes cor-de-rosa iluminam o Cristo Redentor. O Outubro Rosa iniciou com uma ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que tomou proporções mundiais. Monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França, já foram iluminados pela causa.

Números da doença - De acordo com dados da ONG americana Susan G. Komen for the Cure, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença. Mais da metade dos casos acontece em países em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O INCA estima que este ano 49.900 mulheres vão ter câncer de mama no Brasil - destes casos, 9,5 mil serão na Região Sul. O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. As estimativas do INCA apontavam para 4.880 novos casos de câncer de mama para o Estado, em 2008. As chances de curar o câncer de mama chegam a 95%, se a doença for descoberta precocemente.

Legislação - No dia 29 de abril de 2009, entrou em vigor a lei 11.664/2008, que garante a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de mama e do colo do útero, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A lei garante o acesso à mamografia acima de 40 anos e ao exame citopatológico de colo uterino a todas que já tenham iniciado sua vida sexual. “Infelizmente, no Brasil, metade das mulheres com mais de 50 anos nunca fizeram mamografia. É por elas e por tantas outras que tem a chance de chegar cedo e optar pela vida que precisamos lutar para que essa lei realmente saia do papel”, sublinha a presidente do IMAMA, Maira Caleffi.

IMAMA - O IMAMA é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Outras informações no site www.imama.org.br ou pelo telefone 51 3264 3000.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA:

08/10

O que: Iluminação e decoração da fachada da CliniOnco

Onde: Rua Dona Laura, 204 – Porto Alegre/RS

Período: 13 a 17 de outubro

08/10

O que: Iluminação da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Onde: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70 – Bento Gonçalves/RS

Período: 08 a 18 de outubro

10/10

O que: Iluminação da Igreja Matriz de Triunfo

Horário: 18h30

15/10

O que: Iluminação da Fundação Iberê Camargo

Onde: Av. Padre Cacique, 2000 - Porto Alegre/RS

Período: 15 a 18 de outubro

16/10

O que: Exposição de banner da campanha no Espaço Cultural do Aeroporto Internacional Salgado Filho

Onde: Porto Alegre/RS

Período: 16 a 31 de outubro

17/10

O que: 5ª Caminhada das Vitoriosas (Bento Gonçalves/RS)

Horário:

09h – Concentração na Praça Aquiles Mincarone (Igreja Redonda – Bairro São Bento)

09h30 – Saída da Caminhada

10h15 – Chegada em frente à Prefeitura Municipal – Via Del Vino

20/10

O que: Iluminação do Palácio da Justiça

Onde: Praça Marechal Deodoro, 55 - Porto Alegre/RS

Período: 20 a 23 de outubro

24/10

O que: Dia do Autocuidado (Porto Alegre/RS) - serão disponibilizados serviços e informações para incentivar o cuidado integral com a saúde e contribuir para a disseminação da informação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado para a redução dos fatores de risco para a doença.

Onde: Parque Germânia – Porto Alegre/RS

Horário: das 14h às 18h

O que: Dia do Autocuidado (Bento Gonçalves/RS) - serão disponibilizados serviços e informações para incentivar o cuidado integral com a saúde e contribuir para a disseminação da informação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado para a redução dos fatores de risco para a doença.

Onde: Via Del Vino (Rua Marechal Deodoro da Fonseca - Bento Gonçalves/RS)

Horário: das 9h às 12h30

O que: Dia do Autocuidado (Triunfo/RS) - serão disponibilizados serviços e informações para incentivar o cuidado integral com a saúde e contribuir para a disseminação da informação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado para a redução dos fatores de risco para a doença.

Onde: Praça Bento Gonçalves e em todas as escolas do município - Triunfo/RS

Horário:
manhã

 


Autor: Imprensa
Fonte: Fabrika de Notícias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581