.
 
 
Prefeitura de Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/11/2008

Prefeitura de Porto Alegre

Termo de ajuste para construção do Hospital da Restinga é assinado em São Paulo

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Eliseu Santos e o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento (HMV), João Polanczyk, assinam hoje, 17, em São Paulo, na presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, termo de ajuste para construção do Hospital da Restinga. O ato será realizado às 14h30, na sede do Instituto do Coração, na capital paulista, por intermédio do Ministério da Saúde.

Eliseu Santos salienta que a prefeitura está cumprindo uma obrigação e garantindo um sonho antigo da comunidade da Restinga de ter seu próprio hospital. “Desde o ano passado trabalhamos para viabilização do Hospital da Restinga, que vai beneficiar cerca de 100 mil moradores na Região Extremo-Sul da cidade”, comemora.

A área onde será construído o hospital, doada pelo Município, tem cerca de 40 mil metros quadrados e está localizada no Loteamento Industrial da Restinga, na quadra J, que corresponde aos lotes 01 a 17.

Hospital da Restinga - O projeto prevê a construção de um sistema distrital de saúde para atendimento de média complexidade, com uma rede de postos e serviços, além de um hospital geral com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que vai beneficiar mais de 100 mil moradores da Restinga e da Região Extremo-Sul da Capital. A escolha da área se deve aos indicadores de pobreza, ao isolamento urbano e ao grande índice habitacional concentrado na região.

Serviços de atenção primária, saúde bucal, novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), serviços de urgência e emergência, leitos de observação, sala de reanimação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico ambulatorial, policlínica especializada com vocação de docência e pesquisa integradas à atenção primária, pediatria, clínica médica, espaço para o Núcleo da Mama e Saúde da Mulher, serviços especializados, enfermarias de adulto e pediátrica, centro obstétrico, alojamento para gestantes, atenção domiciliar, sistema integrado de telemedicina e sistema de transporte, com ambulância de remoção e veículos de apoio, devem compor o complexo de saúde.

O projeto prevê ainda o funcionamento de uma Escola de Gestão em Saúde. De acordo com portaria do governo federal, estabelecendo regras para propostas de apoio institucional do SUS, serão incluídos estudos de incorporação de tecnologia e desenvolvimento de pesquisa, capacitação de recursos humanos, área de pesquisa de interesse público em saúde e técnicas de operação e gestão em saúde.


Autor: Imprensa/Foto: Cristine Rochol
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581