.
 
 
Rede de Saúde Divina Providência oferece terapias naturais gratuitas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/04/2018

Rede de Saúde Divina Providência oferece terapias naturais gratuitas

Por meio do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC) 1º de Maio, cerca de 50 pessoas são atendidas por dia

Há 20 anos, a Rede de Saúde Divina Providência concede, gratuitamente, aos moradores do Bairro Cascata, na Capital, o acesso a tratamentos que utilizam os recursos disponíveis na natureza ou aqueles métodos que não agridem o organismo, tudo para promover a saúde, curar e prevenir doenças. Por meio do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC) 1º de Maio, cerca de 50 pessoas são atendidas por dia.

Exemplo a ser seguido pela gestão pública, o local realiza atendimento de demandas espontâneas e também aos moradores do bairro encaminhados pelos postos de saúde locais. Após uma avaliação, os pacientes são encaminhados para os tratamentos indicados para cada caso. Atualmente, são ofertadas acupuntura, homeopatia, florais, orientações de fitoterapia, cromoterapia, assistência nutricional, massoterapia, ventosas, reiki, auriculoterapia, yoga e biodança.

Além disso, o ATNC também realiza procedimentos de enfermagem, promove oficinas e faz visitas domiciliares para pessoas com problemas de deslocamento. Ao longo destas mais de duas décadas de existência, foram desenvolvidos três subprojetos: o Reiki no CTI Adulto, o Qualidade de Vida do Cuidador e os Mutirões de Saúde.

O projeto Reiki no CTI Adulto iniciou-se como projeto-piloto em 2016. Mas, com a confirmação de sua eficácia, passou a ser ofertado aos pacientes internados do Hospital Divina Providência (HDP). A medida se deu, pois todos os pacientes que receberam o reiki apresentaram equilíbrio nos sinais vitais, comprovando o desaceleramento do corpo humano e a influência da prática nos enfermos.

Por sua vez, o projeto Qualidade de Vida do Cuidador foi implantado há seis anos no hospital, e disponibiliza assistência à saúde dos funcionários, por meio das terapias naturais e também yoga laboral nos setores. Com o objetivo principal de garantir o acesso às ações de promoção de qualidade de vida dos colaboradores, visa à melhoria da qualidade de vida pelo equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual, proporcionado pelas terapias holísticas.

Para levar as práticas integrativas e complementares às comunidades carentes, que não têm acesso a estes serviços de saúde, criou-se o Mutirão de Saúde. Estes eventos são, geralmente, realizados nos finais de semana, a convite da Prefeitura de Porto Alegre, em escolas, serviços de saúde e praças. Também tem parceria de líderes comunitários e ONGs, que organizam eventos e convidam a equipe do ATNC para participar.

O serviço conta com uma equipe multiprofissional de 10 colaboradores, contratados pelo HDP. No ano de 2017, foram atendidas 12.540 pessoas, realizados 35.740 procedimentos e ofertadas 18.235 terapias naturais. O índice de satisfação dos clientes é de 95%. 


Autor: Redação
Fonte: CDN

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581