.
 
 
Palestra e ecografia gratuitas em Porto Alegre
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/10/2009

Palestra e ecografia gratuitas em Porto Alegre

Promoção é do Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus

A campanha, que chama a atenção para o aneurisma de aorta abdominal - AAA, doença praticamente desconhecida da população, marca a abertura do Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre - RS. O conjunto de ações para conscientizar os gaúchos da importância dos cuidados com a aorta, principal artéria que leva sangue do coração para todo corpo humano, começa com palestra no dia 28 de outubro, às 10h, no GNC Cinemas Praia de Belas ( Av. Praia de Belas, 1181- Porto Alegre). Com entrada franca e apoio do Ciclo de Palestra Panvel Sempre Bem, o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi, presidente da Sociedade Gaúcha de Cirurgia Cardiovascular, fala sobre causa, diagnóstico e tratamento do AAA, mal que acomete cada vez mais a população devido ao aumento da expectativa de vida, à falta de informação e de prevenção. Entre os fatores de risco estão o tabagismo, hipertensão e aterosclerose (endurecimento das artérias).

Durante a palestra, os participantes ganham cartilha ilustrada mostrando que o AAA é uma dilatação assintomática num ponto da artéria. Se a lesão não for detectada a tempo de tratar, pode romper e levar à morte. O impresso também explica como é feito o diagnóstico e o tratamento. A platéia pode tirar dúvidas com o palestrante, diretor do novo Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus. No final, os presentes recebem instruções de como agendar horário para, no dia 31, sábado, no Hospital Mãe de Deus, fazer o exame de imagem de graça. Para as cem ecografias abdominais gratuitas, o Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus dispõe de três aparelhos. Das 8h às 12h, Dr. Saadi e sua equipe coordenam as avaliações e orientam pacientes que apresentarem o problema.

O que é o Aneurisma?

É um inchaço em certa altura da parede da artéria. O diâmetro médio da artéria é de 2cm. No local em que atingir 3cm ou mais é considerado aneurisma. Como um balão, quanto mais inflado, mais chances tem de estourar. A lesão pode se formar em qualquer artéria do corpo e acometer a aorta, tanto no tórax quanto no abdome. Os aneurismas da aorta abdominal (AAA) são os mais freqüentes. Quando detectados antes de romper, com o tratamento adequado, cerca de 98% dos pacientes ficam bem. Mas, se ocorrer ruptura, sobrevive apenas metade dos pacientes que chegam ao hospital. Segundo Dr. Saadi, esta é uma das patologias que, se descoberta a tempo e com tratamento precoce, é capaz de reverter extraordinariamente a evolução natural.

Doença mata rápida e silenciosamente em 90% dos casos

O aneurisma chega a matar mais de 10 mil pessoas no mundo anualmente. No Brasil, segundo o IBGE, a enfermidade acomete até 6% da população acima dos 65 anos. Cerca de 5% dos homens e 0,4% das mulheres têm a disfunção. Quando o AAA se rompe, metade das vítimas morre de hemorragia interna sem conseguir chegar ao hospital. Cerca de 40% falecem enquanto buscam atendimento médico ou durante a cirurgia de urgência ou, ainda, no pós-operatório. Só 10% sobrevivem.

Tratamento

A cirurgia convencional "costura" uma prótese de tecido artificial no lugar da anomalia. É invasiva e pode levar a óbito de 5% a 10% dos operados, além de trazer complicações durante o período intra e pós-operatório. Já a cirurgia endovascular é uma modalidade recente que consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha, sem necessidade de anestesia geral. Através de pequena incisão, uma endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído. A internação é mais curta, de dois a três dias, e a recuperação mais rápida. O índice de mortalidade cai para 1% a 2%.

Campanha alerta para aneurisma de aorta abdominal

Promoção: Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus e Clínica Saadi

Apoio: SGCCV, SOCERGS, Panvel Farmácias

Palestra com entrada franca “Aneurisma de Aorta Abdominal - Uma doença silenciosa e perigosa”

Para participar: Ir diretamente ao local, não necessita inscrição

Palestrante: Cirurgião Cardiovascular Eduardo Keller Saadi - Diretor do Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus

Dia 28/10/09 - 10h - GNC Cinemas Praia de Belas, Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181- Porto Alegre-RS)

Ecografias Gratuitas

Dia 31/10/09 - 8h às 12h, Hospital Mãe de Deus (R.José de Alencar, 286 - Porto Alegre -RS)

Para participar: Agendar horário de acordo com instruções recebidas durante a palestra do dia 28

Tratamento

Depois das avaliações, a equipe médica dá orientações de tratamento para quem apresentar dilatação na aorta.
 


Autor: Beth Nunes
Fonte: Beth Nunes Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581