.
 
 
Cuidados com pacientes pediátricos em Emergência são temas de Jornadas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2018

Cuidados com pacientes pediátricos em Emergência são temas de Jornadas

Eventos promoveram qualificação, diálogo e inovação para quem atua na área

Conceitos aparentemente contrastantes, Emergência e harmonia têm uma relação forte no seu cotidiano. As diferentes habilidades de cada profissional do setor precisam estar afinadas e agir em uníssono para garantir o melhor atendimento para aos pacientes. Em consonância, a II Jornada Latino-Americana de Emergências Pediátricas e a I Jornada Multiprofissional de Emergências Pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, realizadas nos dias 24 e 25 de agosto, promoveram qualificação, diálogo e inovação para quem atua na área.

O chefe do Serviço de Emergência do HCPA, professor João Carlos Batista Santana, abriu o evento destacando a conquista do reconhecimento da especialidade de emergencista há apenas três anos. Em complemento, a chefe da Unidade de Emergência Pediátrica, professora Patricia Miranda Lago, ressaltou que o evento foi criado para reunir e fortalecer parcerias, qualificando quem trabalha na linha de frente.

Representando a área multiprofissional, a professora do Serviço de Enfermagem em Emergência Leticia Becker Vieira valorizou os diversos campos do saber que agem integrados na busca de melhores práticas. O chefe da Unidade de Enfermagem em Emergência Pediátrica, Valmir Machado de Almeida, falou sobre os desafios do acolhimento e classificação de risco.

A palestra inicial das jornadas coube ao chefe do Serviço de Cardiologia, professor Flávio Danni Fuchs, que explanou sobre os perigos e consequências da hipertensão, bem como a importância de agir cedo para evitá-la.

Na sequência, o evento desdobrou-se em dois ambientes. A Pediatria centrou-se no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, onde a chefe do Departamento de Emergências do Hospital de Niños Santísima Trinidad, Córdoba, Argentina, Maria Eugênia Gordillo, apresentou as atualizações e expertises em pacientes pediátricos vítimas de traumas. Simultaneamente, no Auditório José Baldi, acontecia a Jornada Multiprofisssional, em que a professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, Patrícia Kuerten Rocha, expunha as metas de segurança, apontando para a relevância da comunicação entre as unidades hospitalares e equipes a fim de evitar possíveis riscos de erros.

Durante os dois dias, os inscritos tiveram oportunidade de aproveitar a programação conforme sua preferência, podendo transitar livremente entre ambos os espaços. Além dos aspectos multiprofissionais, formatos inovadores com a Pediatria de Emergência em Discussão (Ped), palestras de 10 minutos de duração abordando pontualmente um tema, atraíram a atenção dos presentes. 


Autor: Redação
Fonte: HCPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581