.
 
 
Mitos e verdades sobre o “dente do juízo”
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/09/2018

Mitos e verdades sobre o “dente do juízo”

Conhecido como dente do juízo, o dente siso é cercado por dúvidas e falsas-verdades

Um dos grandes mitos da odontologia é sobre o dente siso. Uns falam que ele sempre dói quando nasce, outros dizem que todo mundo tem que tirá-lo e há, também, quem diz que ele é responsável por entortar os dentes já existentes. Mas será que o siso é tão problemático assim? Para tranquilizar a todos e solucionar todas estas dúvidas, o cirurgião-dentista Carlos Cordeiro desmistifica o dente siso.
 
“O dente siso, também conhecido como terceiro molar ou ‘dente do juízo’, costuma nascer na fase adulta. Ele é uma herança dos nossos ancestrais e era utilizado para triturar os alimentos. Com o passar dos anos, a sua utilização foi deixando de ser necessária. Além do que, nossa arcada dentária também reduziu de tamanho”, explica Carlos. No entanto, segundo o dentista, sua retirada deve ser feita somente em casos necessários. Quando há espaço e sua aparição não causa dor, a extração é dispensada.
 
Um dos problemas mais preocupantes em relação ao nascimento dos dentes sisos é se eles irão prejudicar os outros dentes. Como grande parte das pessoas não possui espaço na arcada dentária para o surgimento deles, é possível que eles empurrem os outros dentes, fazendo com que eles fiquem tortos. “Nesses casos, em que não há espaço suficiente, além de deixar esteticamente feio, os dentes ficarão propícios ao acumulo de sujeiras, já que será criado um ‘obstáculo’ para a escova e o fio dental”, conta Carlos. Ele esclarece o que é mito e o que é verdade em relação ao dente siso:
 
- Todo mundo possui os quatros sisos: MITO
 
"Pode ser que não nasça algum ou todos. É normal. A ausência pode ser resultado de uma mutação genética. Estamos em constante evolução e, dizem alguns estudiosos, pode ser que futuramente os humanos não os tenham mais".
 
- Eles são responsáveis por entortar os outros dentes: MITO
 
“Os sisos, propriamente ditos, não possuem poder de empurrar os demais dentes. O que será responsável por isso será a falta de espaço na arcada dentária”.
 
- É possível remover os quatro sisos de uma vez: VERDADE
 
“Muitas pessoas optam por esse tipo de procedimento, devido ao pós-operatório rigoroso”.
 
- Preciso redobrar os cuidados caso não tenha que extrair os sisos: VERDADE
 
“Eles estão localizados em uma parte da boca de difícil acesso. É preciso uma boa higienização e acompanhamento regular com dentista para evitar problemas mais sérios”.
 
- Todo mundo que possui os sisos, precisa retirá-los: MITO
 
“Nem sempre. Só quando há prejuízos à saúde bucal”.
 
- O dente siso que ainda não nasceu não pode adquirir carie: MITO
 
“Mesmo não aparecendo, o siso pode ser atacado por bactérias da carie. Nesses casos, o dente poderá ser extraído ou tratado". 

Autor: Luana Moreira
Fonte: Naves Coelho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602