.
 
 
São Paulo sedia o 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/10/2009

São Paulo sedia o 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento

O evento, promovido pelo CETAO, conta com o apoio do Ministério dos Esportes. É destinado a atletas, federações esportivas, clubes, dirigentes e comissões técnicas

 A alegria brasileira é intensa e justificada, pois além de sediar a Copa do Mundo, em 2014, a cidade do Rio de Janeiro realizará a primeira Olimpíada da América Latina, em 2016. Por aqui, além das oportunidades de negócios – novas construções dedicadas à prática esportiva, como estádios, novas pontes e estradas, reformulação do sistema de transporte, ampliação da capacidade hoteleira, geração de milhares de empregos – os atletas e representantes de federações esportivas esperam que os eventos consolidem a cultura esportiva e facilitem o acesso da população às diversas modalidades.

Há em torno do esporte, diferentes paixões, sentimentos, atitudes, desejos e vontades. Não precisamos de muito esforço para identificar que na sociedade contemporânea, o esporte constitui um espaço social mobilizador de pessoas de diferentes etnias, gêneros, idades, classes sociais, credos religiosos, seja como participantes/praticantes, seja como espectadores. “Sete anos nos separam da abertura dos Jogos Olímpicos. Todos alimentamos a expectativa de que o País consiga avançar nas políticas públicas de inclusão da população nas práticas esportivas e nas de melhora do rendimento dos atletas. Já sabemos que o atleta, por exigir mais do seu corpo, precisa estar sempre atento à sua saúde. O rendimento de um atleta pode ser afetado, se ele tiver algum distúrbio bucal. Quando falamos de uma olimpíada, o rendimento do atleta está intimamente relacionado com a vitória ou a derrota de uma nação”, defende o Prof° Dr. Alênio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do CETAO, Instituição de Ensino Superior – Extensão e Pós-Graduação em Odontologia e organizador do 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento.

O evento acontece no próximo dia 27 de outubro, em São Paulo, reunirá representantes do Ministério dos Esportes, atletas, especialistas em Medicina e Odontologia do Esporte para debater a importância do acompanhamento odontológico para a prática esportiva. “Desde 2002, o CETAO vem agindo, preventivamente e terapeuticamente nesta área. Iniciamos nossas pesquisas e estudos no campo da Odontologia do Esporte quando começamos a atender os atletas do Centro Olímpico da Cidade de São Paulo, mediante convênio de cooperação firmado com a Prefeitura. Em 2007, criamos o CODEC- Centro de Odontologia do Esporte do CETAO, um centro de excelência que vem firmando convênios para atender atletas e desportistas. O CODEC está produzindo protocolos de atendimento em todos os níveis de atuação odontológica. Estamos buscando também a integração da Odontologia do Esporte com os demais profissionais envolvidos em treinamentos e competições: fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas e médicos ligados ao esporte”, explica Alênio Calil Mathias.

Por meio de um contrato de cooperação científica com a universidade japonesa de Nihon, o CODEC está realizando diversas pesquisas sobre a aplicabilidade de técnicas na Odontologia do Esporte no Brasil. “No Japão, a Odontologia do Esporte já está consolidada há mais de 20 anos. Nosso intercâmbio com este país está favorecendo a troca de conhecimento e experiência”, conta o cirugião-dentista Alexandre Jun Ueda,coordenador do CODEC.

O primeiro fruto desta parceria Brasil-Japão, foi um protetor bucal, desenvolvido com tecnologia 100% nacional. “Esportes de contato e de alto impacto tais como, boxe, judô, karatê, jiu-jitsu, luta greco-romana, sumô, futebol, basquetebol, voleibol, handebol, mountain bike, motocross, hockey on line, patins on line exigem o uso de um protetor adequado para assegurar o melhor rendimento do atleta. Durante nossa última estadia no Japão, o CODEC apresentou uma sugestão de protocolo de confecção e uso deste protetor bucal para todos os atletas praticantes de karatê. Estamos aguardando a normatização do uso deste protetor bucal pela entidade que representa esta categoria esportiva no Japão. Vamos dividir com os participantes do Fórum a experiência do CODEC, pois acreditamos que deve haver comunhão de esforços para a divulgação do uso dos protetores bucais nos esportes. Esta comunhão precisa envolver o sistema escolar, as organizações de ligas, os jogadores, os treinadores, os diretores de clubes e federações esportivas, bem como o poder público”, destaca Alexandre Ueda, coordenador do CODEC.

Fórum de Odontologia do Esporte

No Brasil, há a necessidade de uma conscientização das instituições de saúde, educação e esportivas para que sejam feitas campanhas públicas visando estimular os praticantes de esportes e a comunidade em geral a uma prática esportiva segura. Precisamos também avançar na questão do atendimento odontológico obrigatório durante as atividades esportivas, para assegurar que os procedimentos imediatos frente a um traumatismo dentário sejam adotados. Novas pesquisas mais abrangentes devem ser realizadas neste campo, enfatizando as condições de saúde bucal de atletas amadores e profissionais. Durante o 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento, o Dr. Hiroshi Suzuki, professor da Universidade de Nihon, falará, pela primeira vez, ao público brasileiro sobre as contribuições que a Odontologia vem trazendo à prática esportiva no Japão. Além de Suzuki, os participantes do evento terão a oportunidade de ouvir o médico Dr.Wagner Castropil, ortopedista, especializado em Medicina do Esporte, que divide com o público sua experiência pessoal-profissional com o esporte. Entre 1985 e 1992, Castropil foi atleta da seleção Brasileira de Judô. Foi também integrante da Equipe Olímpica Brasileira em três olimpíadas: Barcelona (1992), como atleta, Atenas (2004) e Pequim (2008), como médico.

 

“Para enriquecer o debate, convidamos também três atletas que darão o seu testemunho sobre a importância da Odontologia do Esporte em suas trajetórias profissionais. Contaremos com a presença de Fábio Vanini, atleta de handebol do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira de Handebol; Cassius Duran, atleta olímpico brasileiro de saltos ornamentais; e por fim, Joon Sok Seo, nadador paraolímpico, especialista nas provas 50m, 100m e 4×50m livre, 50m costas e 50m borboleta, que além de atleta, também é cirurgião-dentista”, informa Hilton Tiba, coordenador do CODEC.

SERVIÇO:

Evento: 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento

Promoção: CETAO

Data: 27/10/2009

Horário: 14:00 às 19:00

Local: Esporte Clube Sírio

Endereço: Avenida Indianópolis, 1192.

Moema - São Paulo

Inscrições: Para participar do 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento acesse o link: http://marketing.cetao.com.br/ver_mensagem.php?id=H|368|33370|090811162019749214523

SOBRE O CETAO:

O CETAO - Centro de Estudos Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia. é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 11 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

Endereço: Avenida Indianópolis, 153, Moema. São Paulo.

Tel: (11) 5051 2370/ 5051 6209.

Site: www.cetao.com.br

E-mail: cetao@cetao.com.br

Blog: http://carreiraodontologica.wordpress.com

Orkut: http://carreiraodontologica.wordpress.com

Twitter: http://twitter.com/cetao


Autor: Márcia Wirth
Fonte: Consultoria de Comunicação - Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581