.
 
 
Experiências e conhecimentos são compartilhados na 1ª Jornada de Farmácia do Moinhos de Vento
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/10/2018

Experiências e conhecimentos são compartilhados na 1ª Jornada de Farmácia do Moinhos de Vento

Evento, realizado nesta sexta-feira, reuniu dezenas de profissionais e estudantes

A importância cada vez maior do profissional farmacêutico nos processos e no dia a dia dos hospitais foi evidenciada na 1ª Jornada de Farmácia Hospitalar do Hospital Moinhos de Vento. Realizada nesta sexta-feira (28), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, a iniciativa reuniu dezenas de profissionais e estudantes da área.

“A farmácia é um setor chave. Saiu do conceito de só fornecer medicamentos para os pacientes e, hoje, atua em diversas frentes na área hospitalar. Vai desde uma avaliação de prescrição até a parte de interface com a equipe médica e de enfermagem, tomando decisões, dispensando e preparando medicamentos”, explica a coordenadora de Farmácia do Moinhos, Bianca Gubert Borges.

Dentre os temas discutidos ao longo da atividade estiveram: “O farmacêutico à beira leito”, “Qual o papel do farmacêutico”, “Qualidade e segurança como estratégia nas organizações”, “Farmacologia na Oncologia” e “Biossimilares”. A palestra de encerramento foi realizada pelo gerente médico do Moinhos de Vento, Gabriel Dalla Costa, intitulada “O que faz a vida valer a pena”. 

Próximas edições terão temas centrais

O setor de farmácia do Hospital Moinhos de Vento conta com mais de 100 colaboradores, dos quais 30 são farmacêuticos. Eles atuam basicamente em quatro frentes: dispensação e logística, oncologia, farmácia clínica e automação.

“Cada uma dessas funções está alinhada às diretrizes da instituição. Somando o nosso conhecimento com o de profissionais de outras instituições do Estado e do país, certamente poderemos ter importantes evoluções no nosso dia a dia funcional. Esse é o maior objetivo”, conclui Bianca Borges.

Abordando diferentes aspectos da atuação do farmacêutico e ampliando a troca de informações, os organizadores optaram por não estabelecer um tema principal na primeira edição da jornada. Nas próximas atividades, cujas datas ainda não estão definidas, serão explorados assuntos centrais e de grande relevância para a rotina dos profissionais nos hospitais.


Autor: Cláudia Paes
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581