.
 
 
Você sabe o que é e o que faz um Educador da Qualidade em Saúde?
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/10/2018

Você sabe o que é e o que faz um Educador da Qualidade em Saúde?

Curso no Rio prepara profissionais para atuarem como Educadores e oferece vaga na área

Cada vez mais importante dentro das instituições de saúde, a área da Qualidade tem o objetivo de garantir mais segurança no cuidado prestado aos pacientes. Para isso, padrões como os da Joint Commission International (JCI) - mais antiga e renomada agência verificadora da qualidade em saúde do mundo - devem ser seguidos por todos os profissionais de saúde. Os Educadores da Qualidade são os profissionais responsáveis por realizar avaliações de educação nas instituições de saúde e auxiliá-las na implementação, preparação e manutenção de um programa de qualidade e segurança.
 
O curso de Introdução à Acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) ensina o que deve ser feito para que um processo de acreditação seja efetivo dentro da instituição de saúde, tornando seus alunos aptos a exercer a função de Educador. “O curso impulsionou muito minha carreira. Fui contratada logo após para coordenar a equipe multiprofissional da Unimed São José do Rio Preto, onde atuo hoje implementando processos inovadores baseados na metodologia JCI”, conta Rita Luciane Vila Real, coordenadora multiprofissional da Unimed Rio Preto.
 
Durante as aulas, os profissionais terão contato com a Metodologia da Joint Commission International: conceito, objetivos, padrões, elementos de acreditação e agenda de avaliação, entre outros. “O curso apresenta extrema importância na compreensão de conceitos chaves para o processo de acreditação de serviços de saúde e orienta de forma clara a condução de todo o projeto de certificação e manutenção da qualidade do serviço. Atualmente, estou como gerente de Qualidade de um grande grupo de Hospitais de São Paulo e, sem dúvida, posso afirmar que o curso consolidou algumas informações que vão nos apoiar na condução de novos projetos”, diz Daniel Teixeira.
 
Parte importante do programa de acreditação, os indicadores da qualidade mostram quais processos estão sendo realizados de forma correta e incorreta. No curso CBA/JCI, os profissionais têm contato com a prática da mensuração e de que forma ela é realizada. “Foi interessante também saber que a acreditação não se resume a avaliação pura e simples das partes envolvidas. O curso ajudou a minha formação, fornecendo informações de como realizar as melhores práticas, registrando-as de maneira estruturada e mensurável”, Marcio Irita Haro, médico e coordenador da UTI do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (SP).
 
O curso de Introdução à Acreditação é baseado na 6ª edição do Manual da JCI. As aulas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro, de 8h30 às 17h30, no Rio de Janeiro. Ao final das aulas, o CBA fará um processo de seleção de Educadores para integrarem sua equipe.

Faça sua inscrição e saiba mais em http://ead.cbacred.org.br/curso/introducao-a-acreditacao-internacional-presencial-rj. 


Autor: Nathália Vincentis
Fonte: SB

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602