.
 
 
Pesquisa utiliza inteligência artificial para prever suicídio
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2018

Pesquisa utiliza inteligência artificial para prever suicídio

Virgínia Woolf foi uma das mais importantes escritoras do século passado

Virgínia Woolf foi uma das mais importantes escritoras do século passado. Reconhecida pela qualidade de sua obra literária, ela deixou ainda um amplo conjunto de cartas e relatos em seus diários. O vasto legado permitiu a pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) compilar seus textos e, com o uso machine learning, um sistema capaz de analisar uma grande quantidade de dados e encontrar padrões, conseguir prever que ela se suicidaria.

Conforme um dos responsáveis pelo projeto, o professor do Serviço de Psiquiatria do HCPA Ives Cavalcante Passos, o estudo abre portas para o uso futuro da tecnologia na identificação da possibilidade de suicídio, com base em dados oriundos de smartphones, mídias sociais e mensagens de e-mail dos pacientes. O algoritmo de machine learning utilizado na pesquisa foi o Naive Bayes, que tem sido utilizado frequentemente em tarefas relacionadas a análise de textos, como por exemplo a identificação de mensagens de spam em uma caixa de e-mails.

Para o estudo em questão, foram escolhidos 46 textos da autora do período de dois meses antes de seu falecimento, e 54 outros selecionados randomicamente, de diferentes momentos de sua vida. As informações foram analisadas pelo algoritmo, que classificou os textos entre relacionados ao suicídio ou não. A acurácia, que é a taxa de acerto, chegou a 80%.

Os modelos podem ser personalizados para o paciente, criando um ciclo de inteligência artificial que se adapta ao longo do tempo, à medida em que os dados são coletados.


Autor: Rodrigo Fröhlich Wenzel
Fonte: HCPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602