.
 
 
Faculdade promove ações para saúde da mulher em Petrópolis
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/11/2018

Faculdade promove ações para saúde da mulher em Petrópolis

Profissionais e estudantes da FMP/Fase atuam no Outubro Rosa na serra fluminense

Neste Outubro Rosa, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoveu diversas atividades voltadas para a saúde no bairro Vale do Carangola, no município fluminense. A iniciativa contou com a parceria da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos. Ao mesmo tempo em que as atividades de conscientização eram desenvolvidas, médicos e enfermeiros realizavam consultas de avaliação da saúde mamária e exames preventivos de câncer de colo uterino, na Unidade de Saúde da Família do bairro, ao lado da escola.

Para Carlos Vinícius Leite, médico e professor da FMP/Fase, que participou dos atendimentos, a ação permitiu avaliar o andamento de projetos que a faculdade já realiza no posto de saúde da localidade. “A finalidade é melhorar o acesso dessas pacientes ao tratamento, tornando o diagnóstico mais rápido, para diminuir o espaço de tempo entre as detecções das alterações nos exames e as resoluções dos casos”, explicou.

Após a caminhada das mulheres pelas ruas da comunidade, as ações foram concentradas na Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga, com rodas de conversa, atividades recreativas e esportivas para alunos e crianças e jovens da região, e também na Academia da Saúde, com conteúdo voltado para as mulheres adultas e idosas. A dona de casa Maria de Lourdes Sousa aproveitou para colocar os exames em dia: “Ano passado eu não fiz. Saio satisfeita, pois vai chegando a idade e aparece tanta coisa. Essa campanha é muito importante.”

Alunos da FMP/Fase participaram da organização de muitas dessas atividades do Dia D de Prevenção e também tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade da comunidade. “Um dos princípios do SUS é a humanização. Aqui, a gente tem um contato direto com as pessoas, entra na casa delas, vê a realidade de quem vamos atender. Então, além de ver o paciente, a gente vê o ser humano”, contou Karine Peixoto, estudante do curso de Radiologia.

As ações contaram com o apoio de membros do Centro de Referência de Assistência Social do Vale do Carangola e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da região. 


Autor: Renato Guima
Fonte: SPS Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602