.
 
 
Seminário discute Câncer de Cabeça e Pescoço
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/11/2018

Seminário discute Câncer de Cabeça e Pescoço

Evento reuniu nomes importantes da medicina e trouxe informações atualizadas sobre o diagnóstico, tratamento e combate à doença

No último dia 29, a Associação Pró-Vita promoveu seminário gratuito sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço, que é o segundo mais frequente tipo de câncer entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata, de acordo com o INCA. O evento foi direcionado a acadêmicos e profissionais de saúde que buscaram informações atualizadas a respeito da doença nos âmbitos da prevenção, diagnóstico e tratamento. Na ocasião, mais de 80 pessoas estiveram presentes.
 
O câncer de cabeça e pescoço é uma doença heterogênea, que compreende diversos locais afetados (boca, faringe e laringe) por um tipo comum de tumor, que é o carcinoma epidermóide. A maioria dos casos estão relacionados ao tabagismo, alcoolismo, HPV, alimentação irregular e obesidade.
 
O evento contou com palestras do oncologista da Rede D’Or, Daniel Herchenhorn, que abordou, principalmente, os fatores de risco; do cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Leonardo Rangel, que falou sobre os tratamentos, que englobam etapas como cirurgia, radioterapia e quimioterapia; e da fonoaudióloga Caroline Peixoto, também do HUPE, que trouxe ao público amplo conteúdo relacionado a reabilitação do paciente. Em seguida, o presidente do Conselho Técnico da Associação Pró-Vita, o hematologista Luis Fernando Bouzas, conduziu um debate sobre o tema.
 
“A palestra foi organizada com muito carinho por toda equipe. A cada edição, o número de inscrições tem crescido bastante, e o sucesso tem sido acompanhado através da própria opinião dos participantes, que respondem um questionário no final da palestra”, celebra Ottmar Saffier, presidente da Associação Pró-Vita.
 
Mais informações sobre o trabalho da Associação Pró-Vita podem ser obtidas pelo site www.provita.org.br.
 
Sobre os palestrantes:
 
Daniel Herchenhorn - É formado em Medicina pela UFRJ e possui doutorado em Oncologia pela USP. Atuou como pesquisador e foi chefe do serviço de Oncologia Clínica do Instituto Nacional de Câncer. Atualmente é médico e coordenador científico e da residência em oncologia do grupo Oncologia D'Or.
 
Leonardo Rangel – É formado em Medicina pela UFRJ, com especialização em Tumores avançados de Cabeça e Pescoço pela PUC-RJ. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Sociedade Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e Sociedade Latinoamericana de Tireoidologia. Atua como staff de Cirurgia de Cabeça e Pescoço junto ao Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pedro Ernesto (HUPE).
 
Caroline Peixoto - É especialista em Motricidade Oral pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, e também em Oncologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Atualmente é fonoaudióloga do Hospital Universitário Pedro Ernesto e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
 
Sobre a Pró-Vita: 

Declarada utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal, a Associação Pró-Vita é atualmente uma instituição sem fins lucrativos, localizada no Centro do Rio. É responsável por apoiar unidades públicas de transplante e seus pacientes, como Instituto Nacional do Câncer (Inca), Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hemorio e Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe). 


Autor: Donato de Almeida
Fonte: Pacto

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602